Atividades incluem exames médicos, debates, palestras e outros
A Prefeitura definiu a programação para celebrar a 10ª Semana da Mulher, intitulada Mulheres em Ação. O evento municipal, que será realizado entre os dias 6 e 11, é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 de março. Haverá inúmeras atividades, desenvolvidas em alguns locais já estabelecidos.
A definição da programação, feita em conjunto com o gabinete da vice-prefeita, Laís Helena, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e as secretarias de Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Educação e Saúde, além da Câmara Municipal.
O projeto Ação Saúde abre esta edição da Semana da Mulher, com a realização de exames de Papanicolau e Mamografia, em mais de um dia e em locais e horários diferentes. Para a mamografia é necessário não utilizar creme e desodorante. “As atividades servem para despertar para a importância da data”, reforça a vice-prefeita, Laís Helena.
Haverá também duas palestras, dias 6 e 8. A primeira intitulada Depois, com a palestrante Sandra Botelho, e a outra A Terapia de Reequilíbrio dos Chakras, com Sibele Santafosta – ambas na Sala Ivan Fleury, localizada no Paço Municipal, às 19h30 e às 8 horas, respectivamente.
“A semana permite discutir diferentes nuances do mesmo assunto, contribuindo para o fortalecimento do empoderamento da mulher em vários níveis”, prega a vice-prefeita. No dia 7, às 19 horas, haverá a entrega da Medalha Sarah Kubitscheck na Câmara, homenageando três mulheres: a vice-prefeita, Laís Helena, Maria Aparecida Pallota e Maria Teresa Del Nino Amaral.
A edição tem ainda no dia 9, às 8h15, a apresentação do documentário Quem matou Eloá, que dará origem a um debate, partindo da morte da adolescente Eloá pelo namorado Lindemberg Fernandes Alves, em 2008, em Santo André. A Sessão Cinema, com o filme A que Horas Ela Volta, dará sequência a uma roda de conversa, a partir das 18h30, no dia 10. Ambos filmes serão exibidos na Sala Ivan Fleury.
O encerramento, no dia 11, a partir das 8h30, no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) Ayrton Senna da Silva, terá uma série de atividades: café da manhã, alongamento, caminhada, zumba e Ação Saúde, com aferição de Pressão Arterial (PA) e dosagem de glicemia, e Avaliação Física.
“Convidamos toda a população, principalmente a mulher, para participar desta edição, visando sua conscientização”, finaliza Laís Helena.
Programação:
Dias Horário Evento Local
6 7h30 e 13h Ação Saúde – Exame de Papanicolau CAM (Centro de Atenção à Mulher)
6 19h30 Palestra Depois Sala Ivan Fleury
7 7h30 e 12h30 Ação Saúde – Exame de Papanicolau CAM
7 19h Medalha Sarah Kubitscheck Câmara
8 13h Ação Saúde – Exame de Papanicolau CAM
8 8h Palestra A terapia de reequilíbrio dos chakras Sala Ivan Fleury
9 13h Ação Saúde – Exame de Papanicolau CAM
9 8h15 Documentário Quem matou Eloá (Debate) Sala Ivan Fleury
10 7h30 e 13h30 Ação Saúde – Exame de Papanicolau CAM
10 18h30 Sessão Cinema A que horas ela volta Sala Ivan Fleury
11 8h30 Encerramento CLT Ayrton Senna da Silva
11 8h Ação Saúde – Mamografia CEV (Centro de Especialidades de Valinhos)