A Prefeitura de Valinhos encerra neste final de semana a Operação "Cidade Limpa", série de ações desenvolvidas em 131 bairros da cidade que contribui com o controle de casos de dengue no município, graças à remoção de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Até o último dia 16, Valinhos havia registrado 25 casos, sendo 11 contraídos na cidade, 11 "importados" e três ainda em investigação. No ano passado, foram 42 casos, desses 29 autóctones e outros 13 contraídos em outras cidades.
Desenvolvida ao longo de seis finais de semana, a Operação "Cidade Limpa" envolve desde "cata-bagulho" até limpeza de calçadas, de pontos de descarte irregular de lixo e entulho e de bueiros, além de coleta de galhos, retirada de recicláveis e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas).
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon, após o final da programação neste final de semana, serão realizados repasses pelos bairros nos dias posteriores, para a retirada de possíveis materiais que possam ter ficado para trás.
"A ação faz parte do compromisso da Administração Municipal de fazer uma faxina geral em Valinhos e transformar o município em um lugar mais saudável e ambientalmente sustentável", avalia Michelon.
Programação - No sábado, dia 20, a megapoperação de limpeza passará pelos bairros – Jardim Santo Antônio, Jardim São Jorge, Vila Progresso, Santa Marina, Jardim Panorama, Residencial Augusto Valente Juliato, Ponte Alta, Jardim Maracanã, Jardim do Lago, Parqu Florença, Jardim Lorena e Jardim Pacaembu. Já no domingo, a operação percorrerá os bairros Vale Verde, Country Clube, São Fernando e Chácara São Bento. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3829-5674 e 3829-6033.
A secretária da Saúde de Valinhos, Cristina de Fátima Fiore, destaca que a Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é importante que a população também faça a sua. "Remova e inutilize possíveis criadouros da dengue, como prato de plantas, latas, materiais inservíveis e outros que possam acumular água, pois a dengue pode matar. Receba o agente sanitário em sua casa, pois suas orientações são de suma importância para o controle da dengue", ressalta.
Dengue - A situação de dengue no país é preocupante, pois o número de casos registrados em 2013 aumentou 190% em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Nas primeiras sete semanas do ano, foram confirmados 204.640 casos da doença em todo o país, ante a 70.489 notificações em 2012.
O vírus tipo 4 da dengue, que era raro até 2011, já é o que mais circula no país. Foi ele que causou o maior número dos casos registrados nesse começo de 2013. Em segundo lugar, aparece o tipo 1, o tipo 2 e o tipo 3.
Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a circulação do novo tipo de vírus leva a um maior número de susceptíveis, ou seja, pessoas que podem ficar doentes, pois não tiveram a doença por esta variante, além da possibilidade de pessoas que já tiveram dengue contrair a doença por esse variante e apresentarem quadros mais graves devido a ser uma segunda infecção.