Fundo Social de Solidariedade de Valinhos realizará neste sábado, dia 20, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari, das 9 às 12 horas, o cadastramento de famílias que desejam ser contempladas com cobertores da Campanha de Inverno "Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração".
Além de se cadastrarem, as famílias terão a oportunidade de adquirir, a preços simbólicos, roupas e calçados no Bazar Itinerante que o órgão promoverá na escola. Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sueli Machado, o bazar também será promovido em outras escolas, e o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para a compra dos cobertores.
A programação contará ainda com o evento "Ação Saúde", que será promovido pela Secretaria da Saúde, incluindo teste de detecção de diabetes, controle de pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), orientação em saúde bucal, divulgação do programa de prevenção ao tabagismo, conscientização sobre dengue e febre maculosa. Na parte artística e de lazer, haverá a apresentação da Banda DN7, interpretando diversos gêneros musicais, e dança fitness Zumba.
Sueli Machado destacou que a ideia é integrar as ações e levar esses serviços mais perto dos moradores dos bairros mais distantes.
Cadastramento – Podem participar do cadastramento para o recebimento dos cobertores, famílias com renda de até dois salários mínimos (1.356,00). O responsável deverá apresentar os originais dos documentos: Carteira de Identidade (RG), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e holerite de todos os membros, além de um comprovante de endereço no município.
Segundo Sueli Machado, as fichas dos cadastramentos serão avaliadas e as famílias com direito ao benefício serão comunicadas posteriormente, bem como a data em que deverão retirar os cobertores. "O nosso objetivo é distribuir perto de mil cobertores e atender cerca de 600 famílias", destacou.
Já no dia 4 de maio, das 9 às 12 horas, o cadastramento será realizado nas escolas: Professora Edina Aparecida Bampa da Fonseca, na Reforma Agrária; Tomoharu Kimbara, no Macuco; e Horácio de Salles Cunha, no São Bento. Com exceção da escola do Macuco, haverá também o Bazar Beneficente juntamente com o cadastramento. No Macuco, o bazar será realizado numa outra oportunidade.
Além dos bairros mais distantes, o cadastramento das famílias será feito na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Rua José Milani, 258, Centro, entre os dias 6 e 10 de maio, das 9 às 16 horas.
Caixas coletoras – As pessoas já podem colaborar com a Campanha de Inverno "Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração", depositando suas doações de roupas, cobertas e calçados numa das 300 caixas coletoras espalhadas pela cidade.
Doadas pela indústria Rigesa, as caixas estão em órgãos públicos, comércio, condomínios e escolas públicas e particulares, onde as pessoas podem depositar suas doações de roupas, cobertas e calçados. As caixas estão identificadas com a logomarca da campanha e permanecerão nesses locais até o dia 18 de maio.
Sueli Machado, explicou que as peças arrecadas na Campanha, após passar por triagem, serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social do município, que são atendidas pelo Fundo Social, e também irão para os bazares itinerantes que serão promovidos durante todo o ano nos bairros mais distantes.
Mutirão da Solidariedade - Além das caixas coletoras, outra oportunidade para colaborar com a Campanha de Inverno será no Mutirão da Solidariedade, que será realizado no próximo dia 18 de maio, das 8 às 13 horas, com saída do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini".
Segundo a primeira-dama, a ideia é reunir no Mutirão perto de 400 pessoas voluntárias, que serão divididas em grupos, para percorrer os bairros e pedir as doações de casa em casa. Neste dia, o FSS também estará recolhendo alimentos não perecíveis, brinquedos e móveis.
"É bom que as pessoas já deixem as doações prontas, assim dinamiza o trabalho dos voluntários durante o Mutirão. Aliás, as pessoas que quiserem se voluntariar nesse grande Mutirão da Solidariedade deve entrar em contato com a sede do Fundo Social pelo telefone 3871-2988", destacou a primeira-dama.