Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, dia 15, o Procon de Valinhos, órgão ligado à Prefeitura, dará um atendimento diferenciado, mas com a mesma excelência, à comunidade. A equipe do órgão estará em uma tenda no Largo São Sebastião, no Centro da cidade, próximo ao prédio da Agência dos Correios, das 9 às 18 horas, dando orientações e distribuindo cartilhas aos consumidores.
A ação foi definida pelo prefeito Clayton Machado e pela advogada Norma Fernanda Pontes Borin Garcia, nova diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Prefeitura que assumiu no início de janeiro.
"Este é o primeiro passo de um projeto que nossa equipe pretende promover que é estar mais próxima da comunidade e tornar cada vez mais conhecido o nosso trabalho. Vamos aproveitar esta oportunidade, comemorando a data no centro da cidade, junto às pessoas que estarão circulando e poderão aproveitar para tirar dúvidas e receber a nossa assessoria", destaca a diretora.
Norma informa ainda que serão distribuídos guias práticos sobre o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas referentes às compras com cartões de crédito, de educação para o consumidor, inclusive um manual para noivos.
"O Procon de Valinhos tem como objetivo estabelecer o plano de redução de metas juntos aos fornecedores com maior demanda, muito discutido durante a reunião nacional dos Procons realizada em Brasília nos últimos dias 6 e 7, em que estive presente. Na mesma oportunidade, foi acordado o lançamento dos Cadastros Estaduais e Municipais de Reclamações Fundamentadas para esta sexta-feira, que muito vai contribuir para a troca de informações entre os órgãos", explica.
Aumento na demanda - O Procon de Valinhos registrou um aumento de 56,14% no número de atendimento aos consumidores nos dois primeiros meses do ano e nesta primeira quinzena de março, com o total de 979 casos contra 627 no mesmo período.
Entre as campeãs de reclamação estão as empresas de telefonia fixa e móvel, lojas que demoram na entrega dos produtos e montagem de móveis, e relacionadas a bancos, como cobranças indevidas de taxas e juros.
"Apesar do aumento desta demanda, conseguimos solucionar 90% das reclamações entre os consumidores e os fornecedores, e pretendemos por meio deste plano de metas de redução de demandas melhorar ainda mais este relacionamento", completa Norma.
O Procon de Valinhos funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Avenida dos Esportes, nº 303, no Centro, em frente ao Terminal Rodoviário.