A 7ª Semana da Mulher Valinhense, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi encerrada com sucesso no último sábado, dia 9, com uma caminhada envolvendo a participação de mais de 200 pessoas, no CLT (Centro de Lazer do trabalhador "Ayrton Senna da Silva", entre elas o prefeito e o vice-prefeito, Clayton Machado e Luiz Mayr Neto, acompanhados das esposas Sueli e Vera.
Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com a participação da Câmara Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Grupo Rosa e Amor e Associação dos Clubes de Mães e apoio da Prefeitura de Valinhos, a programação especial teve início no último dia 4 e prosseguiu durante toda a semana com palestras para reflexão, atividades artísticas e musicais, serviços de saúde e caminhada.
A presidente do CMDM, Cecília Carvalho, ressaltou que foi uma das melhores semanas dos últimos tempos, graças ao envolvimento da Prefeitura e da Câmara Municipal, além da participação dos demais segmentos. Segundo Cecília, mais de 1.200 pessoas, a grande maioria mulheres, participaram das atividades.
Segundo Cecília, com a realização da Semana "o esforço do órgão é para tentar diminuir e, quem sabe, um dia terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher". A presidente lembrou que, embora Valinhos não tenha elegido representantes mulheres no legislativo, "o olhar da administração atual responsabilizou, após 64 anos, uma mulher para presidir a Festa do Figo e indicou mulheres para as secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação".
Programação - Nas palestras foram abordados temas atuais e de conscientização na questão da violência contra a mulher, como a consequência do tráfico de mulheres e a importância da Lei Maria da Penha. A palestra motivacional promovida pela Prefeitura, com a participação da psicoterapeuta Renata Christian, foi elogiada por todas as participantes.
Já na parte mais festiva, houve a apresentação da peça de teatro "Mulher, um Toque de Suavidade e Força" com o grupo Lumax Produções, a entrega da medalha "Sarah Kubitschek" às senhoras Cóca Viscardi, Maria Lúcia Magalhães Meirelles dos Santos e Marlene Canton Antoniazzi, sarau com exposição de arte e poesias e tarde de samba com o Grupo Versá.
Na área da Saúde, foram disponibilizados exames de prevenção ao câncer de colo de útero (148 realizados) e mamografia (112).