O atleta André Estevão de Barros, 19 anos, da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos, conquistou o título de campeão da 6ª Copa América de Takwondo na categoria 73 Kg, adulto, faixa vermelha. O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 em São José dos Campos e reuniu mais de 800 atletas, representantes de seis países: Brasil, USA, México, Argentina, Chile e Coreia do Sul (que participou com sua seleção universitária).
A equipe valinhense obteve outros dois excelentes resultados: o técnico e atleta da equipe, Joaquim Teixeira, sagrou-se vice-campeão na categoria 87 Kg, adulto, faixa preta. O lutador Cristiano Rogério ficou com a vice-liderança, na categoria + 87 Kg, Máster, faixa Azul. Todos eles estiveram na Prefeitura, na tarde desta quinta-feira, dia 31, para agradecer o apoio recebido do prefeito Clayton Machado.
Durante o encontro, o prefeito reforçou a importância de apoiar o esporte amador e assegurou apoio à realização da 1ª etapa do Campeonato Paulista de Taekondo em Valinhos no mês de março. "Pela primeira vez na história da cidade, a competição estadual será aberta em Valinhos e toda essa projeção tem relação direta com o apoio recebido da Prefeitura", destacaram os atletas.
Nocaute – Na Copa América, os lutadores Barros e Teixeira venceram a primeira luta por nocaute. Já na competição final, Barros venceu por pontos, o que não ocorreu com Teixeira. O campeão encerrou a primeira luta por nocaute aos 40 segundos, com um chute no rosto do adversário. Na segunda prova, ele venceu por pontos, na segunda rodada, em um minuto e dez segundos de combate.
Barros se surpreendeu com o resultado, pois estava encarando essa prova como uma preparação técnica para os Jogos Regionais e o Campeonato Paulista, que terá será aberto em Valinhos em março deste ano. "É claro que a gente sempre luta com vontade de ganhar, mas o objetivo era mais adquirir ritmo de luta", contou.
Barros treina pela Secretaria de Esportes e Lazer há um ano e meio. No ano passado, ele conquistou o título de campeão paulista na categoria 68 kg, adulto, faixa vermelho – ponta preta. O atleta também faturou no mesmo ano a Copa World Open na mesma categoria.