A Defesa Civil de Valinhos promoverá neste sábado, dia 26, a partir das 10 horas, trabalho preventivo no bairro Parque Portugal, onde vivem cerca de 200 famílias, parte delas em imóveis construídos em barrancos. A ação integra as atividades da "Operação Verão" e objetiva orientar os moradores sobre os riscos de ocorrências provocadas pelas chuvas, especialmente quanto a deslizamentos de terra.
"Embora nunca registrado nenhuma ocorrência deste gênero, distribuiremos cartilhas e panfletos com diversas orientações de como as famílias devem estar atentas a possíveis situações que indiquem a probabilidade de deslizamento de encostas. Esta região é mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado como área de risco e, portanto, merece uma atenção maior", explica o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias, ao destacar que o prefeito Clayton Machado determinou monitoramento constante nos períodos de chuva.
Além das orientações que serão fornecidas às famílias, a Defesa Civil incentivará a participação daquela comunidade como parceira nas ações do órgão. "A pedido do prefeito Clayton Machado vamos estreitar ainda mais o relacionamento com os moradores do bairro, que fica bem distante do Centro e merece uma atenção especial. Vamos convidar algumas famílias a nos ajudar no monitoramento das encostas", diz Matias.
Para isso, o diretor da Defesa Civil explica que, além de ensinar as famílias a visualizarem trincas nos imóveis, serão fornecidos dois pluviômetros confeccionados com garrafas PET que ajudarão os moradores a identificar a quantidade de chuvas no bairro. O instrumento pode indicar o encharcamento do solo, prevenindo, desta forma, possíveis deslizamentos.