A 64ª Festa do Figo e a 19ª Expogoiaba terão no dia da abertura, no sábado, 19, a partir das 18 horas, uma Missa em Ação de Graças organizada pela Comissão Organizadora da Festa em parceria com a Associação do Senhor Jesus – TV Século XXI e as Paróquias Beato José de Anchieta, São Sebastião e São Cristovão. A celebração terá transmissão "ao vivo" pela TV Século XXI.
Celebrada pelos padres Eduardo Dougherty (TV Século XXI), Rogério Cancian (Paróquia Beato José de Anchieta), Carlos Roberto Massarato de Moraes (Paróquia São Sebastião) e João Augusto Pezzuto (Paróquia São Cristóvão), a Missa em Ação de Graçasserá realizada no Palco 1, onde será montada uma grande estrutura com cobertura para melhor acomodar os fiéis, protegendo-os do sol e, especialmente, de chuva.
Após a cerimônia religiosa, haverá show musical com a cantora e compositora Maria do Rosário, que lança o seu mais recente CD, intitulado "Força da Minha Fraqueza". Todas essas atividades resgatam origem da Festa do Figo, que remonta às antigas quermesses em homenagem ao padroeiro da cidade de Valinhos.
O evento ganhou vida com a chegada de Monsenhor Bruno Nardini à Paróquia de São Sebastião. Foi o monsenhor quem deu início à campanha para a construção da nova igreja matriz, unindo os chacareiros e a comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando à arrecadação de fundos para a obra, além de ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.
Naquela época, a produção de figo já começava a se destacar na cidade. As primeiras mudas foram trazidas da Itália a Valinhos no início do século pelo imigrante italiano Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial, tornando a cidade conhecida nacionalmente como a "Capital do Figo Roxo".
A 1ª Festa do Figo foi realizada em 1949. Em 1995, a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Hoje, a festividade se destaca como principal evento turístico de Valinhos e do Circuito das Frutas.