Marcando o encerramento do projeto anual sobre meio ambiente, a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Ângela Turcatti, localizada no bairro Vila Santana, promoveu na última quinta-feira, dia 29, apresentações dos trabalhos para pais dos alunos nos períodos da manhã e da tarde. Com o tema "SOS Sustentabilidade: Olha a Solução", durante todo o ano letivo, dentro das diferentes disciplinas, os 122 alunos do Infantil I e II e 1º ano do Ensino Fundamental realizaram estudos sobre água, germinação das sementes, coleta seletiva e outros temas específicos.
Com relação à água, por exemplo, nas disciplinas de Matemática eles aprenderam a calcular o custo; na de Ciência, estudaram os estados em que ela pode se apresentar, como líquido, sólido e gasoso; na de Português, fizeram textos relacionados aos estudos. Já na questão da reciclagem, produziram painéis artísticos aproveitando sobras de papéis e tampinhas de garrafas, cerca para a horta com garrafas pet e até mobiliaram a casinha de boneca com móveis feitos com caixas de papel.
Esses e outros trabalhos foram apresentados aos pais na solenidade de encerramento do projeto. Além da exposição, os alunos apresentaram jogral e música sobre o tema meio ambiente. Ao final do evento, os pais deixaram mensagens no muro da escola.
A mãe do Fábio do Infantil I, Cristina Santana Cesar, gostou da atividade. "Está tudo muito bonito, e mostra que as crianças estão conscientes, e já estão até cobrando posturas de nós em casa", disse, destacando que todos de casa se envolveram, até os vizinhos, na separação de garrafas pet. "Mas valeu a pena, ficou ainda mais bonito do que eu esperava".
Márcia Marini, mãe da Gabriela do Infantil I e do Antonio do Infantil II achou tudo muito bonito e uma boa iniciativa. "Ao fazer os móveis para a casinha de boneca com material reciclável, eles perceberam a importância da reciclagem para preservação do meio ambiente. Que é possível aproveitar tudo, de uma forma criativa, simples, bonita e com baixo custo. Isso é muito importante, principalmente nessa época consumista que vivemos", disse.
A coordenadora pedagógica, Vanessa Celani Ambrogi, destacou o envolvimento de toda a equipe da escola, desde merendeira, inspetor de aluno, ajudante geral, professores, coordenação e direção, além dos alunos e pais. "Nós da equipe escolar acreditamos que passando esses conteúdos estamos levando a eles e seus pares informações para que reflitam e se conscientizem sobre o mundo que querem no futuro".