Valor deixado pela administração passada vai consumir metade do orçamento de 2017
Diante da grave situação financeira, o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, instituiu e compôs na sexta-feira (10) uma Comissão de Apuração e Gestão de Contratos para estudar e apresentar propostas para equacionamento da dívida de curto prazo deixada pela administração passada.
A criação da comissão tem por base o balanço financeiro da Prefeitura em que R$ 179 milhões, ou quase metade do orçamento municipal para 2017, de R$ 361,3 milhões, está comprometida com dívidas e restos a pagar da gestão anterior.
O Decreto Nº 9.435 que trata sobre a instituição e composição da comissão foi publicado na edição de 10 de fevereiro da Imprensa Oficial. Segundo o Artigo 1º, a comissão será responsável por analisar a viabilidade de continuidade de execução dos contratos administrativos celebrados pela municipalidade, visando garantir a continuidade da prestação de serviços pela Prefeitura.
Segundo a coordenadora da comissão e secretária da Fazenda, Maria Luisa Denadai, a comissão reunirá profissionais das diferentes áreas, para aprofundar estudos e achar a melhor saída possível para a situação, dentro do respaldo jurídico e orçamentário.
A comissão é composta pelo chefe do Gabinete, Carlos Roberto Tosto; secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Luiz Garavello Junior; secretário de Licitações, Compras e Suprimentos, Vladimir Piaia Junior; secretário de Assuntos Internos, Willian Evaristo de Oliveira; secretário de Defesa do Cidadão, Roque José Stringhini; e presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Pedro Inácio Medeiros.