A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite que teve o Dia Nacional de Mobilização no último dia 16, sábado, prossegue até 6 de julho em todas as UBS's (Unidades Básicas de Saúde). Segundo a Secretaria da Saúde, no primeira dia da campanha foram aplicadas 4.482 doses da vacina, o que corresponde a 70,20% do público alvo, que é de 6.384 crianças menores de cinco anos.
A partir de agosto, a vacinação contra a polio terá alterações, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina. Por ter o vírus inativo em sua composição, essa nova vacina é tida como ainda mais segura.
Novo modelo
Crianças que nascerem nos próximos meses já devem pegar o novo modelo vacinal. Aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual, feito no primeiro semestre de cada ano, ela receberá as duas gotinhas.
O Ministério da Saúde reforça que, apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes. Ainda existem 16 países com casos de poliomielite.
"Enquanto não houver eliminação global da doença, temos que ter uma estratégia especial, tanto vigilância epidemiológica boa quanto a manutenção da vacinação", afirma Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde.
De acordo com o secretário, a cobertura vacinal é boa, atingindo 95% da população alvo em praticamente todos os Estados.