Equipamentos contam com recurso infravermelho para maior visibilidade do público
Para a garantia da segurança dos visitantes na 63ª Festa do Figo e 18ª Expogoiaba de Valinhos, como já ocorrera nas últimas edições, foi preparado pela Comissão Organizadora do evento um forte esquema de segurança em parceria com as forças policiais da cidade. Uma das medidas foi o emprego de câmeras de monitoramento com recurso infravermelho, que permite visualização em pontos menos iluminados. A festa teve início no último sábado, dia 14, e prossegue até o dia 29, no Parque Municipal de Feiras e Exposições "Monsenhor Bruno Nardini", com entrada gratuita.
De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Magalhães, por haver um volume elevado de pessoas, o esquema busca proporcionar segurança tanto interna quanto externa do parque durante a realização do evento, como em edições anteriores, quando os portões também permaneceram abertos e não foram registradas ocorrências consideradas graves.
As câmeras de monitoramento estão espalhadas de forma estratégica no recinto da festa. Os equipamentos foram locados e as imagens, que são captadas por meio de uma central operada pela Secretaria de Defesa do Cidadão, contribuem para acionar as forças policiais em caso de ocorrências. A segurança ainda foi reforçada com detectores de metais, que são utilizados pela Guarda Civil Municipal e permitem inibir a entrada de armas de fogo, facas, canivetes ou qualquer objeto de metal que possa ser transformado em arma.
Efetivo
A Polícia Civil conta com uma delegacia móvel dentro do recinto. Já a Polícia Militar é responsável pelo policiamento externo com a atuação da Cavalaria, Canil, motos e policiamento ostensivo à pé para a prevenção de roubos ou furtos de veículos ou a transeuntes, podendo ainda reforçar o policiamento interno. A Guarda Civil Municipal e os seguranças de empresa contratada pela Prefeitura fazem a vigilância interna de todo o parque.