O prefeito Marcos José da Silva anunciou nesta semana que a partir do ano que vem Valinhos terá um novo velório municipal, com melhor infraestrutura e maior capacidade de atendimento, e que o cemitério "São João Batista" poderá ter sua área ampliada em mais 2 mil m2. Como o novo velório será construído no mesmo local do atual, que será totalmente demolido, a Prefeitura alugou um imóvel com 300 m2, a cerca de 20 metros do cemitério, que está sendo adaptado, para funcionar provisoriamente durante o período das obras.
O velório atual já apresenta saturação para atender à demanda e precisa de constantes melhorias, pois o prédio é antigo, foi inaugurado em 1995. Em média são realizados 45 velórios por mês no local. A licitação para a construção da obra já foi feita e agora é aguardar a finalização da adequação do prédio alugado para o início das obras do novo velório.
A previsão é de que as obras de adaptação do prédio que servirá de velório provisório sejam concluídas até dezembro. Ele fica na Rua Antonio Moysés, 426, há cerca de 20 metros do cemitério, possibilitando que o cortejo seja feito a pé e com um carrinho para o transporte das urnas funerárias.
Novo
O novo prédio terá 783,42 m2 distribuídos em oito salas com 26 m2, sendo duas com a possibilidade de serem adaptadas, dependendo da necessidade, para uma única sala com 52 m2. O velório novo terá ainda área de administração, lanchonete, loja, salas para depósito, de apoio e sanitários, além de uma área coberta para o convívio de 400 m2. O valor da obra, que será executada com recursos próprios, é de cerca de R$ 950 mil.
O novo velório terá o dobro da capacidade do atual, será mais arejado e terá uma melhor infraestrutura para receber as pessoas de forma mais adequada e com mais conforto. A previsão é de que em agosto do ano que vem as obras estejam prontas.
Ampliação do cemitério
Outro importante projeto é a ampliação em cerca de 2 mil m2 do Cemitério "São João Batista". O cemitério está quase saturado, com quase nove mil sepulturas. Por isso a Prefeitura enviou um projeto de lei, que será apreciado pelos vereadores, para desafetar uma área que serviria para prolongamento da Rua Antonio Valente, e com isso realizar essa ampliação.