O sistema de coleta de lixo reciclável, que vinha sendo efetuado por meio de contêineres em bairros de Valinhos será interrompido. A ação é reflexo da política de redução de gastos adotada pelo prefeito Marcos José da Silva esta semana, em função da projeção da Secretaria da Fazenda de que o orçamento para este ano, de R$ 285 milhões, não deverá ser atingido em cerca de R$ 10 milhões. Os contêineres dos bairros serão retirados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, entre os próximos dias 21 e 22, sexta-feira e sábado da semana que vem. Como os bairros ainda tinham a coleta porta a porta, os moradores não terão qualquer tipo de prejuízo no recolhimento dos dejetos.
O sistema de contêiner será mantido somente na área central da cidade, onde ocorre a coleta diária do lixo orgânico e reciclável. Hoje a cidade conta com cerca de 300 contêineres azuis para coleta de reciclados, espalhados por vários bairros. Esse número será reduzido para 69, alocados apenas na área central, em cerca de 25 ruas, além do Largo São Sebastião. A coleta dos materiais ocorrerá todos os dias no período da noite.
Parte do material seletivo recolhido vem sendo destinada a Cooperativa de Triagem "RECOOPERA" de Valinhos e o restante que a empresa não tem condições de receber vai para uma cooperativa de Paulínia, Cooperlínia.