Começaram nesta semana as aulas do Programa Pró-Idoso, criado pela Prefeitura para oferecer aulas gratuitas de musculação e hidroginástica para idosos moradores de Valinhos, com mais de 60 anos, que se inscreveram na ação. A aula inaugural de hidroginástica foi realizada nesta terça-feira, dia 13, na academia de hidroginástica Lagoa Azul, localizada no bairro São Cristóvão. Já a de musculação foi nesta quarta-feira, dia 14, na Academia Energy. Ao todo, o programa vai atender mais de 630 idosos, mas a meta é ultrapassar mil participantes no ano que vem.
Participaram das solenidades o prefeito Marcos, vice-prefeito eng. Moysés, vereador Scupenaro, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, dra. Adriana Di Nardo Silva, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira e proprietários das academias, Monica Prado (Lagoa Azul) e Ednei Pelegati (Energy).
O prefeito Marcos destacou que Valinhos é a primeira entre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no Índice Futuridade, que aponta o destaque da cidade em prestação de serviços, programas e iniciativas de gestão pública municipal prestados aos idosos, posição essa conquistada durante sua gestão, e que isso incentiva cada vez mais o seu governo na criação de ações em benefício da terceira idade. "A nossa preocupação nesta administração é cuidar das pessoas. Cuidamos dos seres humanos desde os quatro meses de idade com as creches até quando a pessoa chega na terceira idade, oferecendo educação, saúde, enfim qualidade de vida. E isso me deixa muito feliz em poder cuidar do ser humano dessa maneira", ressaltou. Ele lembrou que atualmente mais de 630 idosos se inscreveram no programa, mas sua meta é beneficiar mais de mil pessoas no que vem.
Lembrando a importância da prática de exercícios na terceira idade, o vice-prefeito eng. Moysés disse que o Programa Pró-Idoso foi criado pensando no bem estar e saúde da população idosa da cidade, que tanto já contribuiu para o desenvolvimento de Valinhos.
O vereador Scupenaro também lembrou que Valinhos é a cidade da RMC que melhor cuida dos seus idosos, e isso é um merecimento e parabenizou a Prefeitura por proporcionar esse programa aos idosos de Valinhos.
A proprietária da Lagoa Azul, Monica Prado, por sua vez, se mostrou satisfeita por ter seu estabelecimento participando do Pró-Idoso e elogiou o prefeito Marcos pela iniciativa. Na mesma linha falou o proprietário da Energy, Ednei Pelegati.
Programa
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação já está comunicando para os mais de 630 idosos inscritos para apontar qual academia eles devem procurar para iniciar as aulas. Segundo o secretário Marcio Ferreira, os idosos que não se inscreveram podem procurar o Centro de Convivência do Idoso (Rua Antônio Carlos, 474 – Centro, telefone 3869-2013) para serem colocados numa fila de espera que será atendida após os inscritos inicialmente.
O Pró-Idoso consiste na celebração de convênio entre o Poder Executivo e academias de musculação e hidroginástica, que estejam em situação regular. O pagamento aos estabelecimentos será feito em forma de compensação dos valores das aulas sobre o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Os estabelecimentos prestadores de serviços de atividades físicas deverão oferecer semanalmente, no mínimo, duas aulas de musculação ou hidroginástica. Perderá a vaga o aluno contemplado que não atingir a frequência mínima mensal de 75% sem justificativas.