Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura, a AK Promoções e Eventos promoverá gratuitamente neste final de semana, dias 17 e 18, o "Projeto Dança e Cidadania", no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) "Adoniran Barbosa". A abertura do encontro ocorrerá no sábado, às 20 horas, e contará com a apresentação da renomada Raça Cia. de Dança de São Paulo com o espetáculo "Cartas Brasileiras". Sob direção de Edy Wilson, 17 bailarinos levarão ao palco a última criação da coreógrafa e fundadora da companhia Roseli Rodrigues, falecida ano passado.
Já no domingo, o evento terá início a partir das 11 horas, e deverá reunir bailarinos das academias de dança de Valinhos e região, que além de demonstrarem seus trabalhos coreográficos poderão participar de workshop de jazz dance e ritmos urbanos.
Para o secretário da Cultura, Mário Farci, por meio do Projeto "Dança e Cidadania" o público terá a oportunidade de assistir a apresentação da companhia de jazz com forte influência da dança contemporânea, considerada referência pelos profissionais da área no Brasil e no exterior. Farci comentou ainda que foi montada uma grande estrutura para receber o evento, como a montagem do palco de 200 m2, sistema de som e luz, entre outros.
O organizador do evento, Alex Kiton, da AK Promoções e Eventos, disse que "a idealização do projeto surgiu em conversa com o secretário Farci de trazer para Valinhos grandes companhias de dança que nunca haviam se apresentado na cidade e com entrada franca. Mais uma vez, agradecemos o apoio do prefeito Marcos na realização desse projeto e a participação das academias", ressaltou Alex.
As pessoas interessadas em saber mais informações sobre o Projeto "Dança e Cidadania" poderão entrar em contato pelos telefones (19) 3849-6501 ou 9231-1294, com Alex Kiton.
"Cartas Brasileiras"
"Cartas Brasileiras" está em cartaz desde março de 2009 e já foi apresentado no Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e também no Festival de Sintra, em Portugal. Os figurinos são assinados por Cassio Brasil e a trilha original e os arranjos, por Fabio Cardia.
A concepção do trabalho partiu da vontade da coreógrafa de "descrever um pouco da brasilidade relacionada à essência de sua companhia Raça – Brasil com diferentes raças – e chegamos às cartas que descreviam poeticamente diferenças culturais, econômicas e sociais", conta o diretor do espetáculo Edy Wilson. Como resultado, o espetáculo mostra o impacto que elas têm na vida das pessoas, justamente pela forma como são escritas, pelo poder de aproximação e pela carga de intimidade.
O elenco é composto pelos bailarinos: Alan de Melo, Barbara Guerra, Carolina de Sá, Diogo Castro, Fernanda Salla, Gabriel Santos, Gustavo Donatti, Kely Gouveia, Lenon Vitorino, Lucas Martinelli, Marcella Gozzi, Marina Guinti, Milton Lazari, Priscila Ribeiro, Rafael Luz, Renan Banov e Talitha Santos.