A Biblioteca Municipal de Valinhos "Mário Corrêa Lousada" receberá pelo quarto ano consecutivo o projeto "Viagem Literária" da Secretaria do Estado da Cultura. A programação será aberta no dia 8 de junho, quarta-feira, às 14 horas, com o módulo Bate-Papo. Nesse encontro, que será direcionado principalmente ao público a partir dos 15 anos, o autor Milton Hatoum abordará a sua obra, considerando principalmente, Dois Irmãos, A Cidade Ilhada e Cinza do Norte.
Lançado em 2008, o programa "Viagem Literária" consolidou-se por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas públicas do interior e litoral do Estado de São Paulo como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no estado de São Paulo.
De acordo com a bibliotecária de Valinhos, Márcia Martinez, o projeto tem por objetivo estimular o prazer da leitura, incentivando o público a se aproximar cada vez mais da biblioteca de sua cidade. Entre junho a novembro deste ano, o "Viagem Literária" levará a cada mês uma atração cultural diferente, tais como bate-papo com escritores, contação de histórias e oficina de criação literária.
As diretoras das escolas de Valinhos interessadas em participar das sessões poderão entrar em contato com a biblioteca para agendar os horários. A biblioteca de Valinhos fica na Rua Itália, 477, no Jardim Ribeiro. Telefones: 3871-6022 ou 3871-3972.
Sobre o autor
O escritor convidado desta primeira edição do "Viagem Literária" deste ano, Milton Hatoum, nasceu em Manaus. Foi professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas, professor visitante da Universidade da Califórnia e escritor residente em importantes instituições de ensino dos Estados Unidos e da França. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países. Seu primeiro romance, Relato de um Certo Oriente (1989), ganhou o prêmio Jabuti. Dois Irmãos (2000) foi eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Cinzas do Norte (2005) recebeu cinco prêmios: Portugal Telecom, APCA, Jabuti de Melhor Romance, Livro do Ano da CBL e BRAVO! de Literatura. Em 2008 publicou Órfãos do Eldorado e em 2009 o livro de contos A Cidade Ilhada. É colunista de O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine.