Mais oito alunos do Projeto de Capacitação Profissional e Geração de Renda e Emprego do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos estão aptos a atuar no mercado de trabalho no ramo de padaria. Eles se formaram no último dia 26 de maio, sexta-feira, no curso de padaria artesanal em uma cerimônia na cozinha experimental do Fundo, na Casa do Adolescente, e receberam certificados das mãos da presidente do órgão e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, e do vice-prefeito, eng. Moysés, que representou o prefeito Marcos José da Silva. Os oito formandos se somam as 4.700 pessoas que também já foram beneficiadas pelo projeto promovido pelo Fundo desde 2005 com a realização de mais de 80 cursos profissionalizantes gratuitos.
Segundo dra. Adriana, o curso de padaria artesanal é um dos mais procurados por quem quer aprender boas técnicas e qualidade no preparo de diversos tipos de pães, tanto para trabalhar em padarias, gerar renda extra para ajudar no orçamento doméstico ou para o consumo da própria família. Ela contou que este é o sexto curso do gênero promovido, com duração de três meses e duas aulas semanais.
"Assim como os demais cursos oferecidos gratuitamente pelo Fundo no projeto de geração de renda, este de padaria artesanal ofereceu uma boa oportunidade para que vocês aprendessem novas técnicas na área de panificação e se destaquem no mercado de trabalho com qualificação. Desejo muito sucesso a vocês", disse a presidente do órgão aos formandos que ainda fez uma surpresa ao sortear entre eles uma cartilha didática do curso especialmente autografada por Zico. O ex-craque do Flamengo e da Seleção Brasileira esteve em Valinhos no último dia 25 de maio para o lançamento do projeto "Zico 10 Social", em parceria com a Prefeitura e a FAV (Faculdades Anhanguera de Valinhos), ocasião em que dra. Adriana lhe falou sobre os projetos do Fundo. "Zico ficou impressionado com as ações e fez questão de autografar a cartilha para oferecer como um mimo a um de vocês", contou.
Referência
Surpreso com a variedade e a bonita apresentação dos pães confeccionados naquele último dia de aula, eng. Moysés elogiou o trabalho dos alunos e também destacou a qualidade das capacitações. "Os cursos promovidos pelo Fundo são ferramentas para que as pessoas possam se capacitar e se preparar melhor para o mercado de trabalho. Este projeto de geração de renda e emprego criado pela dra. Adriana, e que tem apoio do prefeito Marcos, é modelo no Estado de São Paulo para outros Fundos. É uma ação prática que promove a comunidade com responsabilidade social e cidadania", falou.
Para os formandos, o certificado de conclusão no curso tem um valor importante. "Quanto mais a gente se qualifica e aprende, melhor fica. Gosto muito do ramo alimentício. Tive no passado uma lanchonete e agora procuro novas alternativas de comércio. Este curso do Fundo foi uma grande oportunidade que tive, pois me ensinou muitas dicas de como lidar com massas e decoração de pães. O diploma é um bom incentivo para que no futuro eu pense em trabalhar com isso", contou Victor Quin Men, que também participa do curso de confeitaria. Ana Cláudia da Silva Prado Alves tem a mesma opinião. "O curso é bem completo. Apreendemos tudo o que é necessário para produzir da melhor forma possível os variados tipos de receitas. Foi uma boa oportunidade e estou muito feliz em receber este certificado", disse.
Outras capacitações
Neste primeiro semestre são promovidos pelo Fundo Social outros sete cursos com a participação de cerca de 380 pessoas inscritas. Além de padaria artesanal, há o programa de Inclusão Digital, que está na 13ª etapa e já formou mais de 2.600 pessoas nos últimos seis anos, confeitaria, artesanato em bordado e decoupage, confecção de patchwork e bonecas, corte e costura, organização de guarda-roupas e peças organizadoras, e de cozinheiro que é oferecido pela primeira vez. "Estamos sempre de olho em novos segmentos e buscamos oferecer cursos diferenciados. Já no segundo semestre, em uma nova etapa de inscrições que iremos abrir, a intenção é promover outros cursos novos, como o de garçom e de organização de festas e bufê", destacou dra. Adriana.