A partir da próxima segunda-feira, dia 30, mais uma região de Valinhos passará a ser atendida pelo novo sistema de coleta de lixo reciclável, que passou a ser feita por meio de contêineres. Desta vez os dispositivos de coleta serão alocados nas regiões e imediações do Jardim São Marcos, Jardim Jurema, Jardim América e Lenheiro. Essa será a quarta etapa de implantação do projeto, dentro da proposta de atender ao plano da administração municipal na busca contínua do desenvolvimento sustentável da cidade e da manutenção da qualidade de vida. Nesta sexta-feira, dia 27, a Corpus, empresa responsável pela coleta, fará a campanha de conscientização nas novas regiões.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, nessa quarta etapa, serão instalados 44 novos recipientes fechados na cor azul em pontos estratégicos para que os moradores depositem o material reciclável. A relação dos novos pontos (ruas) de recebimento nos bairros estará disponível no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br), no link da Secretaria de Serviços Urbanos e no site da empresa responsável pela coleta (www.corpus.com.br).
Com a nova sistemática, não será mais necessário para as pessoas moradoras nesses bairros armazenar os resíduos recicláveis em casa para colocar na data certa da coleta e também não haverá mais riscos de os materiais na calçada serem revirados por cachorros ou mesmo por catadores.
A proposta é facilitar o descarte de recicláveis e ainda garantir que, se separado corretamente, 100% do resíduo sejam reciclados. É uma medida também a favor do meio ambiente que esse lixo vá para galerias de águas pluviais, entupa tubulações e cause alagamentos em épocas de chuva, promovendo também a prevenção da dengue e outras doenças.
Bairros
Confira os novos bairros beneficiados: Jardim São Marcos, Jardim São Luiz, Residencial Santa Maria, Residencial Santa Gertrudes, Jardim Samambaia, Jardim América II, Jardim Jurema, Shangrilá, Vila Colega, Alto da Colina, Recanto dos Pássaros II, Alto da Boa Vista, Novo Horizonte, Maria ilydia, Vila Moletta, São Francisco e Lenheiro.