A Prefeitura de Valinhos deu um prazo de 10 dias, a partir desta terça-feira, dia 24, para que os responsáveis pela instalação de três antenas de telefonia móvel no teto do Edifício Elba, localizado na rua Antônio Carlos, desativem e retirem os dispositivos do local. O conjunto foi instalado sem a permissão da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e sequer existe pedido protocolado na Prefeitura. Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Kiko Ferreira, se a ordem não for cumprida, a própria Prefeitura irá demolir a estrutura.
Os dispositivos foram instalados há cerca de duas semanas e, conforme o secretário, seu funcionamento está interferindo em vários meios de comunicação. "Mandamos tirar não apenas por estar interferindo na comunicação, mas principalmente porque a instalação não atende a legislação estadual e municipal vigente e também porque os responsáveis sequer protocolaram qualquer pedido na Prefeitura", destacou Kiko Ferreira.
A medida, ainda segundo o secretário, visa também alertar futuras ações do tipo. "Não podemos permitir que pessoas ou empresas cheguem na cidade e instalem antenas ou qualquer outro equipamento do gênero ou executem obras sem consultar os técnicos responsáveis, respeitando os trâmites legais", alertou o secretário.