A partir do próximo dia 9, segunda-feira, até o dia 23, o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos realizará o cadastro das famílias que necessitam de cobertores. A ação faz parte da 7ª Campanha de Inverno "Quanto mais gente ajudar, mais quente vai ficar", promovida pelo órgão desde 2005. A entrega dos cobertores está prevista para o dia 7 de Junho quando será encerrada a campanha.
Segundo a presidente do Fundo e primeira-dama, dra. Adriana Di Nardo Silva, a expectativa é beneficiar cerca de 450 famílias carentes e 13 instituições, entre creches e entidades assistenciais do município, com cerca de 1.300 cobertores novos, como em 2010. Ela explica que o sistema de cadastramento será feito para famílias de regiões mais próximas do Centro, na própria sede do órgão entre os dias 9 e 13. Já as de regiões mais distantes, São Bento do Recreio, Capivari e Reforma Agrária, deverão se cadastrar em diferentes dias e em seus próprios bairros para facilitar o atendimento (veja programação abaixo).
Assim como nas seis campanhas anteriores, o cadastro visa uma triagem sócioeconômica. "Para terem direito ao benefício, mesmo as famílias cadastradas nas campanhas anteriores e que precisam de mais unidades, deverão se inscrever", informa dra. Adriana. Para o cadastro deverão ser apresentados, pela mulher responsável da moradia, o RG e o comprovante de endereço, uma vez que somente serão beneficiadas as famílias residentes no município. Também deve se comprovada renda familiar de até dois salários mínimos.
"Acreditamos que este ano o número de cobertores oferecidos fique próximo da quantidade do ano passado, em torno de 1.300 unidades. Em 2010 houve uma procura menor que consideramos positiva, pois mostra que as campanhas feitas de 2005 a 2009 conseguiram suprir boa parte da demanda, ao atender as famílias anualmente após cadastramento e triagem socioeconômica. Algumas entidades e creches também não se cadastraram para obter novas unidades por terem recebido quantidade suficiente nos anos anteriores", explica a presidente do Fundo. Em 2009, por exemplo, quando houve uma grande demanda, o órgão chegou a distribuir 2 mil cobertores que beneficiaram mais de 800 famílias carentes.
Dra. Adriana destaca ainda a boa qualidade dos cobertores fornecidos, sendo mais de 7.700 em seis anos, e o trabalho de conscientização do Fundo junto às famílias quanto aos cuidados para a conservação das peças garantindo assim a possibilidade de uso contínuo. Assim como nas seis campanhas passadas, os cobertores serão acompanhados de um pacote de sabão em pó, doados pela Unilever, para auxiliar na conservação das peças.
Locais de cadastramento
O cadastro das famílias residentes em regiões mais próximas ao Centro será feito na sede do Fundo Social, localizada na Rua José Milani, nº 258, Centro (em frente ao Cartório), entre a próxima segunda-feira, dia 9, até sexta-feira, 13, das 8h30 às 11hs e das 13h30 às 16 horas.
Já os moradores da região do São Bento do Recreio devem se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro, na Rua Itaipava, snº, quadra 5 - lote 10 (ao lado da Casa do Norte), nos dias 10 e 12, terça e quinta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas.
As famílias residentes na Reforma Agrária poderão se inscrever no dia 21, sábado, das 14 às 15 horas, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) do bairro. Outra escola que servirá para o cadastramento das famílias será a EMEB do Capivari, no dia 23, segunda-feira, em dois horários, às 8h30 e às 13 horas.
Caso haja famílias dos bairros mencionados acima, que não possam comparacer nestas datas e locais programados, a orientação é para que elas se cadastrem antecipadamente na sede do Fundo Social, a partir da próxima segunda-feira, dia 9, até sexta-feira, 13.