A administração municipal inaugura neste sábado, dia 7, às 10 horas, a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Marcos, localizada na esquina das ruas 5 e 7. A nova unidade vai substituir a já existente no local, que se tornou pequena diante do aumento da demanda nos últimos anos. Com 500 metros quadrados em dois pavimentos, a UBS foi construída por meio de convênio com o governo do Estado e contrapartida da Prefeitura.
Segundo o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, a inauguração do novo prédio para a UBS do Jardim São Marcos, que já funciona com horário estendido das 7 às 22 horas, vai possibilitar oferecer aos perto de 13 mil usuários cadastrados mais conforto e qualidade no atendimento. "Esta é uma das UBS's do município com maior demanda, perto de sete mil atendimentos ao mês, e as instalações antigas já não comportavam atender com qualidade esses usuários", disse.
O secretário da Saúde ressaltou que, com as novas instalações para a UBS do Jardim São Marcos, será possível adequar melhor o fluxo de atendimento, desde a chegada até a saída do usuário, pois serão salas numeradas e individualizadas para cada procedimento. Além disso, haverá salas para observação de enfermagem masculina, feminina e pediátrica. "Com isso um paciente que precisar ficar em observação, tomar soro ou algum medicamento ficará na própria unidade em salas específicas, o que não era possível no prédio antigo, por falta de espaço. Nesses casos os pacientes eram deslocados para o CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades)".
Na nova instalação, os atendimentos em pediatria, ginecologia e clínica médica serão oferecidos durante todo o horário de funcionamento da UBS. As consultas deverão ser agendadas previamente por telefone ou pessoalmente. "Vale destacar que esses atendimentos são para consultas eletivas, já as urgências e emergências continuam sendo atendidas somente no CAUE", explicou o secretário.
A unidade também contará com duas salas de odontologia, sala de aplicação de vacinas, sala para procedimento de enfermagem e auditório para treinamentos e reuniões dos pacientes dos programas de gestante, hipertensão e diabetes. Haverá também salas para atendimentos, como casos de sutura, curativos, febre, dores agudas e outros.
Instalações
No pavimento inferior funcionarão: recepção; farmácia; auditório; sala de administração de enfermagem; quatro consultórios (um para ginecologia, um para pediatria e dois para clínica médica); dois consultórios odontológicos; sala de triagem; sala de coleta de exames laboratoriais; sala de inaloterapia; sala de curativos; sala de vacinas; salas de observação masculina, feminina e pediátrica; posto de enfermagem; central de esterilização; depósito de material de limpeza; depósito de medicamentos e insumos e banheiros adaptados. Já o pavimento superior será destinado para os funcionários, com sala de conforto, copa, vestiários e sanitários. Além disso, haverá área de estacionamento e jardins na parte externa.