O 14º Campeonato Regional de Kung Fu Wushu, disputado nos últimos dias 16 e 17, sábado e domingo, em Valinhos, reuniu cerca de 500 atletas de 40 cidades da região. A competição foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes "Vereador Pedro Ezequiel da Silva", em uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, da Academia Shaolin do Norte e Federação Paulista de Kung Fu.
As disputas de rotinas (apresentações com armas tradicionais chinesas ou com as mãos livres) ocorreram no sábado e de sanshou (combate esportivo) no domingo. Ainda no sábado, além do Kung Fu, foi realizada a competição de tai chichuan. Esta foi a oitava vez que uma competição deste nível foi realizada no município. O evento, aberto ao público, serviu de seletiva para o Campeonato Paulista, que ocorrerá em Campinas nos dias 16, 17 e 18 de julho.
Na abertura da competição, realizada às 13 horas do sábado, estiveram o prefeito Marcos José da Silva e o vice-prefeito, engº Moysés (ambos do PMDB), o presidente da Câmara Municipal, Paulo Montero (PMDB), o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, e os diretores de esportes, Eduardo Manzato e José Raimundo Leite, o "professor Raí". Também participaram da cerimônia o presidente da FPKF (Federação Paulista de Kung Fu), Jairo Figueredo, diretor técnico geral da Federação, Valdir Cremasco, que é professor e proprietário da Academia Shaolin, o presidente da Aliança Brasil China, Tak Chung Wu, além de diretores técnicos da Federação.
O prefeito Marcos destacou que em julho deste ano o Ginásio Municipal "Vereador Pedro Ezequiel da Silva" completará 19 anos de existência. Ele expressou sua satisfação em mais uma vez participar da abertura de um campeonato de alto nível no espaço, que tem sediado eventos esportivos em diversas modalidades. "Me recordo que, na inauguração do Ginásio em 1992, a Academia Shaolin participou da cerimônia. Foi uma coisa muito diferente. Enquanto todo mundo pensava em futebol, vôlei e basquete no Ginásio, veio o Valdir Cremasco com a sua turma, mostrando essa técnica bonita e diferente. Hoje é gratificante ver o quanto a academia cresceu, e como o nosso Ginásio vem sendo bem utilizado, não só pelos atletas da cidade, mas também em competições de nível estadual", comentou.
Os primeiros colocados foram: Punhos do Dragão, de Araras (1ºlugar); Associação Long Teh, de Ubatuba (2º lugar); e Academia Shaolin, de Valinhos (3º lugar). A academia valinhense participou com 40 atletas e conquistou 42 medalhas, sendo 25 de ouro, 12 de prata e 5 de bronze.