Terminam nesta sexta-feira, dia 15, as inscrições para os idosos moradores de Valinhos e com mais de 60 anos que queiram participar do programa Pró-Idoso, que oferecerá aulas gratuitas de musculação e hidroginástica em academias da cidade para os que se encaixam nos critérios da lei, criada pelo prefeito Marcos José da Silva. O objetivo é oferecer atividades físicas e assim melhorar a saúde e qualidade de vida da terceira idade. As inscrições estão sendo realizadas no Centro Municipal de Convivência do Idoso (Rua Antônio Carlos, 474 - Centro), das 8h30 às 16 horas. O programa é inédito em toda a região e foi anunciado pelo prefeito Marcos em setembro do ano passado.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira, enfatizou que para se inscrever, o idoso precisa ter 60 anos completos e necessariamente morar em Valinhos. "É uma lei criada pelo prefeito Marcos para beneficiar os idosos moradores da cidade", disse. No ato da inscrição, o idoso precisa apresentar um documento de identidade (RG e carteira de motorista, por exemplo) e um comprovante de residência, ambos originais.
As atividades do Programa de Atendimento ao Idoso foram interrompidas essa semana em virtude do atendimento aos idosos interessados em participar do programa. "Como a demanda pode ser grande em horários indeterminados, vamos reforçar o atendimento ao idoso para que ele tenha comodidade e rapidez no preenchimento da ficha", explicou o secretário.
Marcio acrescentou que as academias que previamente manifestaram interesse em participar do programa já foram chamadas pela celebrar o termo de convênio, e já informaram quais os dias que disponibilizarão as aulas para o Pró-Idoso. "Só vamos divulgar as academias participantes após a assinatura dos termos de convênio, para que não se crie uma expectativa nos inscritos", explicou.
O Pró-Idoso consiste na celebração de convênio entre o Poder Executivo e academias de musculação e hidroginástica, que estejam em situação regular. O pagamento aos estabelecimentos será feito em forma de compensação dos valores das aulas sobre o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
Os estabelecimentos prestadores de serviços de atividades físicas deverão oferecer semanalmente, no mínimo, duas aulas de musculação ou hidroginástica. Perderá a vaga o aluno contemplado que não atingir a frequência mínima mensal de 75% sem justificativas.
Elogios
O casal Antônio Christoli, de 70 anos, e Aparecida Bissoli Christoli, de 67 anos, foram na tarde desta quarta-feira ao Centro de Convivência do Idoso interessados no programa. Antônio, que mora no Jardim São Pedro, se inscreveu para hidroginástica, e revelou que tem um desgaste no joelho esquerdo que o prejudica caminhar. "Eu não tenho condições de pagar uma academia, porque eu pago plano de saúde, mas agora vou poder me exercitar e fortalecer meu joelho graças ao Pró-Idoso", comemorou. "Estou muito contente e para mim, o melhor é que não vou pagar nada", acrescentou.
Josina Cavalcante da Silva Pereira, de 78 anos, que mora no Jardim São Marcos, também comemorou sua inscrição para hidroginástica, ao lado da filha Ironeide Pereira da Silva. Ela contou que teve derrame em 2004, e com a hidroginástica se sente mais animada e melhor "Já faço hidro, mas eu pago R$ 55 por mês e agora não vou pagar nada. Essa é a grande vantagem, ainda mais que adoro água", disse.
Exames
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação informou que os idosos inscritos serão contactados para fazer o exame cardiológico a partir do dia 18, segunda-feira, e que o agendamento será a partir do dia 25, após o feriado prolongado. "Serão chamadas 30 pessoas às segundas e 15 às sextas-feiras. Espero que até o início de junho todos os inscritos estejam examinados", salientou. Mais informações pelo 3869-2013.