A 2ª Semana da Juventude, promovida pela Prefeitura de Valinhos, atingiu cerca de 5,5 mil pessoas durante seis dias de realização, entre 13 e 19 de abril. O ciclo gratuito de palestras de temas diversos e as apresentações culturais foram realizados durante os dias da semana no Auditório Municipal e na Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura. Cada uma das quatro palestras reuniu em média 500 pessoas. Houve ainda um cine-debate sobre o filme "As melhores coisas da vida", nesta terça-feira, dia 19.
No último dia 17, domingo, o evento reuniu cerca 500 pessoas durante todo o dia, na Praça "Brasil 500 Anos". A programação incluiu apresentações como atividades esportivas, culturais e musicais, entre elas grupos locais e de diferentes gêneros como André Mauro e Alexandre (Sertanejo universitário) e Banda Triz (Pop-rock). No local ainda funcionou durante todo o dia praça de alimentação e as crianças puderam se divertir gratuitamente com futebol de sabão, cama elástica e pintura de rosto.
Instituída por meio de Lei de autoria da vereadora Laís Helena Antonio dos Santos (PMDB), quando ocupou o cargo na Câmara Municipal em substituição ao vereador Paulo Montero (PMDB), em setembro de 2009, a Semana da Juventude foi realizada pelas secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Social e Habitação, Educação e Saúde, com o apoio das demais pastas.
É importante ressaltar que o evento ocorreu no ano passado em sua primeira edição e passou a fazer parte do calendário anual da cidade. O objetivo é atingir jovens, desde alunos das EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica), passando por CEMOA (Centro Municipal de Orientação ao Adolescente), EJA (Educação de Jovens e Adultos), Aprendizes e Aspirantes do Círculo de Amigos dos Patrulheiros de Valinhos até universitários.
Para as próximas edições os organizadores salientam que está aberta a participação para as escolas e comunidades locais de toda a cidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3849-8008, 38712324, 3829-5030.
Atrações a parte
Laís Helena, que também é presidente do Lions Club Valinhos, destaca que a programação no penúltimo e último dia do evento, nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19, contou com a participação do clube de serviços que promoveu "O Mercado do Livro Usado". "Nossa intenção foi incentivar à leitura e propor que o exemplar adquirido seja repassado para outras pessoas. Foi uma espécie de círculo de leitura, o qual acredito que agradou aos adolescentes. No total foram repassados cerca de 400 títulos em dois dias", contou.
Outra atração que merece ser ressaltada, segundo Laís, é a programação cultural realizada antes das palestras com as participação de alunos do Centro Cultural "Vicente Musselli", CEMOA e aprendizes do Círculo de Amigos dos Patrulheiros de Valinhos.