Outros dois espetáculos serão realizados na quinta e sexta-feira no Pq. Municipal
As apresentações da Paixão de Cristo em Valinhos começam nesta quarta-feira, dia 20, às 21 horas, no Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", localizado na Rua Dom João VI, s/nº, com entrada franca. Outros dois espetáculos serão realizados na quinta e sexta-feira Santa, dias 21 e 22, no mesmo horário. O palco será o mesmo do ano passado, ao ar livre, atrás do Pavilhão Industrial. Uma das novidades este ano será a transmissão simultânea através de telões colocados em pontos estratégicos do espaço cenográfico. O evento é uma realização da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural). Segundo o secretário da Cultura, Mário Farci, que também assina a direção do espetáculo, cerca de 300 atores, entre principais e coadjuvantes, encenarão a morte e ressurreição de Jesus Cristo, que será interpretado por Victor Hugo.
Farci revela que há um grande número de pessoas envolvidas na produção do espetáculo, na técnica e na infraestrutura. "São pessoas que não aparecem em cena, mas são tão importantes para o sucesso do evento quanto àquele que interpreta o papel principal. É um grande trabalho de equipe", destaca.
De acordo ainda com Farci, a expectativa é receber espectadores de Valinhos e cidades da região, como vem sendo registrado nos últimos anos. "Nossa concepção da 'Paixão de Cristo' é de um espetáculo explicitamente contemplativo e pretende levar o público à reflexão. "É o teatro feito pela comunidade para a própria comunidade", finaliza.
Infraestrutura
No que se refere à infraestrutura, o secretário Farci explica que para receber o público foi montada uma arquibancada em torno do palco com capacidade para 4.500 pessoas. "A transmissão simultânea por meio de telões colocados em pontos estratégicos do espaço cenográfico também vai facilitar a visualização dos ricos detalhes da encenação", diz Farci.
O secretário também explica que a cenografia terá ambientações no Palácio de Pôncio Pilatos, na Via Sacra, no Calvário, Sepulcro, entre outros, ocupando um espaço de aproximadamente 2.000 m², que permitirá ao público uma visão total do espetáculo sem que precise se locomover. "Cada detalhe está sendo pensado para que possamos contar a mais bela história de todos os tempos numa produção arrojada e carregada de emoções", completa Farci.
Além disso, para comodidade do público, foram instalados nas proximidades do palco sanitários químicos e também será montado esquemas especiais para estacionamento. A Secretaria de Transportes e Trânsito vai disponibilizar agentes de trânsito, visando manter o tráfego fluente na região do Parque Municipal. A Guarda Civil Municipal e Polícia Militar irão fazer a segurança interna e externa.