A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza incluirá, além de idosos com 60 anos e mais de idade, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. A mudança foi adotada pelo Ministério da Saúde com base na experiência da pandemia de gripe suína em 2009. Na época esse público alvo mostrou ser mais suscetível para desenvolver casos graves de infecção.
A vacinação deste ano começará no dia 25 de abril e irá até 13 de maio , em Valinhos, será realizada em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento das mesmas. No primeiro sábado da campanha, no dia 30, será promovido o Dia de Mobilização, quando a vacinação será oferecida, das 8 às 17 horas, no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades) e na UBS do bairro Capuava. Neste dia também serão vacinados pessoas acamadas e idosos de casas de repousos do município.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar nesta campanha 23,8 milhões de brasileiros. A inclusão dos três novos grupos na campanha é definitiva segundo o Ministério. As vacinas usadas na campanha serão produzidas pelo Instituto Butantã. Foram adquiridas 33 milhões de doses ao custo de R$ 229 milhões. A vacina será feita com cepas dos três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2009, entre elas a do H1N1 (que causa a gripe suína). O Ministério informa que a inclusão não está relacionada a um risco da retomada da infecção.
Para ficar imunizado contra a gripe, é preciso a vacinação anual. Uma dose é suficiente. A exceção fica por conta das crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Esse grupo deve receber duas aplicações, com intervalo de 30 dias entre elas. A vacina só é contra indicada para pessoas com alergia a ovo. Aquelas com problemas na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos ou por uso de remédios, devem consultar o médico antes de se vacinar.
Também serão oferecidas a vacina contra a difteria e o tétano (dT) para os idosos ainda não vacinados, ou com esquema vacinal incompleto; a vacina contra o pneumococo 23-valente, para os grupos de risco elevado.
Influenza
A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.