Assim como várias cidades do interior, a Secretaria da Saúde informou que em Valinhos também estão sendo registrados vários casos de conjuntivite em diversos pontos. Nesta quinta-feira, dia 31, técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica estarão reunidos com enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Pronto Socorro e, entre os tópicos da pauta, darão orientações sobre a doença e a necessidade de notificação de possíveis surtos. Esta semana foram registrados dois surtos em escolas.
Visando ainda a orientação, nesta segunda-feira, dia 28, em evento no Auditório Municipal, 158 auxiliares de desenvolvimento infantil e gestores das creches municipais, filantrópicas e particulares em reunião com técnicos da saúde receberam informações sobre conjuntivite. A orientação passada as auxiliares foi para lavarem as mãos várias vezes ao dia e orientarem as crianças a fazerem o mesmo, para prevenção da doença. Em caso de conjuntivite, os médicos das unidades de saúde estão sendo orientados a afastarem o paciente do convívio de trabalho ou da escola.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Cláudia dos Santos Silva, em caso de surtos em escolas, creches e empresas os técnicos vão até os locais para orientação sobre os procedimentos que devem ser tomados.
O que é
A conjuntivite é a inflamação da parte branca dos olhos, que pode ser causada por alergia (não transmissível), vírus, bactéria e fungos (transmissível). Os sintomas são vermelhidão, sensação de areia nos olhos, ardência e, no caso viral, formação de uma pseudo membrana branca, A conjuntivite é transmitida principalmente pelas mãos que tocaram objetos com secreção de pessoa contaminada. As medidas de prevenção são lavar mãos e rosto com água e sabão, não colocar a mão nos olhos, não usar toalha ou lenço de uso coletivo e higienizar as mãos com álcool gel na ausência de água corrente.