O projeto "Cine Viva Itália", que foi lançado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Associação Ítalo-Brasileira Abruzzo Forte, completará em abril um ano de atividades. E, para comemorar, o projeto terá a primeira sessão do ano nesta sexta-feira, dia 1º, com a exibição do filme o "Tigre e a Neve", de Roberto Benigni, o mesmo diretor de "A Vida é bela". O elenco conta com a participação do próprio Benigni e dos atores Jean Reno e Nicoletta Braschi. A sessão, que tem entrada franca, será realizada no Centro Cultural "Vicente Musselli", às 19h30.
Segundo o secretário de Cultura, Mário Farci, a idéia do projeto surgiu em conversa com o presidente da entidade ítalo-brasileira, Franco Petrocco, durante as comemorações da "Semana Adoniran Barbosa", em novembro de 2009. Petroco queria ampliar a divulgação da cultura italiana entre os valinhenses, porém não tinha um espaço para promover as atividades, então, em acordo com a Secretaria da Cultura, o projeto foi criado. "Nossa meta é promover os costumes e tradição italiana na cidade, que tradicionalmente foi formada por imigrantes italianos, e com a realização dessa sessão de cinema mensal damos mais um passo para esse objetivo", destacou o presidente da associação Abruzzo Forte, Franco Petrocco.
Associação
A Associação Ítalo-Brasileira Abruzzo Forte foi fundada em 06 de janeiro de 1999, por um grupo de voluntários com o objetivo de promover, organizar e explorar atividades culturais, recreativas, tendo como enfoque principal os jovens, as mulheres e os idosos e o entrosamento entre a coletividade de origem abruzzes, a brasileira e as de outras etnias, além de outras regiões da Itália, desenvolver a parte social com ênfase nos costumes abruzzeses para o setor cívico, o patriotismo, o respeito e demais sentimentos que contribuam para a democracia.
O Centro Cultural "Vicente Musselli" fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, no bairro Santo Antonio. Informações pelo telefone 3871.3646.
Filmes exibidos
"Ontem, Hoje e Amanhã", um clássico italiano com Sophia Loren e Marcello Mastroianni. Direção de Vittorio de Sica.
Pão e Túlipas, com Licia Maglietta e Bruno Ganz, dirigido por Silvio Soldini.
Nós, as Mulheres, de Siamo Donne, produzido em 1953, com Alida Valli, Anna Magnani, Isa Miranda e Ingrid Bergmannz.
"O carteiro e o poeta", dirigido por Michel Radford.
"Cinema Paradiso", direção de Giuseppe Tornatore, com Philipe Noiret e Jacques Perrin.
"A Vida é Bela", com Roberto Benigni, que assina como produtor e diretor do filme.
"Concorrência Desleal", produzido e dirigido por Ettore Escola..
"Riso Amargo" - "Arroz Amargo", dirigido por Giuseppe De Santis.
"Parenti Serpenti" -"Parente e Serpente", produzido em 1992 e dirigido por Mario Monicelli. Ambientado na região de Abruzzo, na Itália, e filmado na cidade Sulmona, cidade do poeta Ovidio.
Matrimónio à Italiana", dirigido por Vittorio De Sica.