Cerca de 200 pessoas participam neste primeiro semestre de cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação – Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Renda. Há cursos promovidos nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) dos bairros Jardim São Marcos e São Bento do Recreio, além do Centro de Convivência do Idoso e do Centro Comunitário do Jardim Paraíso, onde as alunas aprendem bordado em pedraria, confecção de bonecas em tecido em E.V.A., patchwork tradicional e falso, pintura em tecido, bijuterias e aplicação de pedraria, aplicação em camiseta e corte e costura. Já no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no canteiro escola de profissionalização, e em parceria com a Prefeitura, são ministradas as aulas de pedreiro assentador e reparador de eletrodomésticos.
O desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e geração de renda de maneira descentralizada é uma das metas do plano de governo do prefeito Marcos José da Silva e visa facilitar a participação das pessoas, uma vez que elas não precisam mais se deslocar dos bairros. "São ações que, somadas às desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade que também oferece vários cursos de capacitação profissional e geração de renda e emprego, criam uma onda de empreendedorismo na cidade, que ajuda as pessoas na busca de uma nova fonte de renda familiar", destacou o prefeito.
Outros cursos
Também estão programados pela Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Renda outros cursos nos próximos meses que irão beneficiar mais 240 pessoas. Em abril, por exemplo, haverá um na área da beleza que ensinará técnicas de maquiagem, modelagens diferentes de sobrancelhas para cada formato de rosto e de depilação. Neste caso, a capacitação será realizada em parceria com o salão N&N Cabeleireiros. Também pela mesma parceria haverá entre os meses de agosto e outubro a capacitação para cabeleireiro.
Já no CRAS Santa Cruz, entre os meses de maio e novembro, haverá os cursos de manicure e pedicure, de ervas aromáticas e medicinais, e uma oficina de unhas artísticas. No CRAS do São Bento, entre os meses de maio e setembro, haverá outros três cursos, sendo o de horta orgânica, jardineiro e implantação de jardins. "A região do São Bento é rica em chácaras e, após a conclusão, os participantes do curso de jardineiro podem oferecer seus serviços sem precisar ir muito longe de casa", destacou a diretora da Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Rendas, Nair Rodrigues Godói.
Pelo SENAI haverá mais um curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos e no canteiro escola de profissionalização, dentro da capacitação de construção civil, ocorrerá de maio a dezembro os módulos para pedreiro revestidor, operador de elevadores, impermeabilização de estruturas, instalador hidráulico e auxiliar de eletricista.