A Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Programas e Saúde, promoveu no último dia 25, sexta-feira, na sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura, uma capacitação dirigida às pessoas responsáveis pelos cuidados dos pacientes acamados que são atendidos por uma equipe multiprofissional da rede municipal de saúde. O evento contou com 33 participantes que assistiram a uma palestra com a nutricionista Bruna Mara Okano São Pedro sobre dieta alimentar adequada para quadros de diabetes, colesterol, hipertensão, escaras e outros.
"Promovemos esses encontros com os cuidadores periodicamente. É uma oportunidade de eles esclarecerem dúvidas sobre dietas, lavagem de sondas, hidratação e outras", destacou a nutricionista Silvana Gatto Serra, que também integra a equipe. O programa do doente acamado atende atualmente mais de 70 casos em suas residências com médico, enfermeiras, nutricionistas, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Os pacientes são encaminhados por indicação médica e é necessário que se enquadrem em alguns critérios clínico e social. Há também a exigência de um cuidador que fique responsável pelo doente.
"Além desse trabalho direto com os pacientes damos essa assistência aos cuidadores, para que eles aprendam a cuidar e também a se cuidarem", destacou a nutricionista Silvana.