A Biblioteca Municipal de Valinhos “Mário Corrêa Lousada” recebe no próximo dia 21, quinta-feira, às 14h30, o escritor Xico Sá. A visita à cidade integra o projeto “Viagem Literária”, da Secretaria do Estado da Cultura. A atividade está percorrendo desde agosto e prossegue até novembro as bibliotecas do interior e litoral do Estado de São Paulo, levando a cada mês uma atração cultural diferente.
Neste mês, o projeto traz o módulo “Bate-papo com o escritor – leituras escolhidas”. Autores de diferentes gerações são convidados a falar sobre um livro e um autor que tenham marcado a sua formação como leitor e escritor. Nesse encontro, o autor abordará o escritor Nelson Rodrigues. Já com relação às obras de Xico Sá, um dos livros indicados é Chabadabadá – aventuras do macho perdido e da fêmea que se acha, da editora Record.
De acordo com diretor da Biblioteca, Djalma Braga, as diretoras das escolas interessadas em participar desta sessão poderão entrar em contato com a biblioteca para agendar o horário. A Biblioteca de Valinhos fica na Rua Itália, 477, no Jardim Ribeiro. Informações pelos telefones: 3871-6022 ou 3871-3972.
Para a bibliotecária da Biblioteca Municipal de Valinhos, Márcia Martinez, este projeto serve de estímulo para os usuários de todas as idades. “Este é o terceiro ano que participamos do programa. Ele atende tanto crianças e adolescentes, quanto adultos que têm uma oportunidade diferente de visitar a biblioteca e conhecer o acervo municipal que hoje conta com cerca de 23 mil volumes”, conta.
Sobre o auto
Jornalista e escritor, Xico Sá nasceu no Crato, no Ceará, e formou-se em Comunicação Social pela UFPE. Trabalhou nos principais veículos do país e obteve vários prêmios por suas reportagens, entre eles o Prêmio Esso, o Prêmio Folha de S. Paulo e o Prêmio Abril. Publicou, entre outros, os livros Modos de macho & Modinhas de fêmea (2003), Nova Geografia da Fome (2004), Catecismo de Devoções, Intimidades & Pornografias (2006), Se um cão vadio aos pés de uma mulher-abismo (2006) e o mais recente Chabadabadá – aventuras do macho perdido e da fêmea que se acha (2010). Participou de diversas antologias, foi parceiro musical do grupo Mundo Livre S/A e fez parte da equipe de roteiristas do premiado filme Deserto Feliz (2007), de Paulo Caldas. Atualmente é colunista da Folha de S. Paulo e participa dos programas Cartão Verde, na TV Cultura, e Notícias MTV.
O programa
Lançado em 2008, o programa Viagem Literária consolidou-se, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e as Bibliotecas públicas das cidades participantes, como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no estado de São Paulo. Em sua primeira edição, levou autores e artistas consagrados a 40 municípios paulistas, atraindo milhares de pessoas às Bibliotecas. Em 2009, o programa cresceu: foram 275 atividades e 55 cidades participantes. Bate-papo com escritores, contação de histórias e oficina de criação literária serão o passaporte para uma viagem pelo mundo dos livros.