A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nos últimos dias 9 e 10, sexta-feira e sábado, a I Conferência Municipal de Saúde Mental – Intersetorial de Valinhos. O evento foi realizado nas dependências do Espaço Clube de Mães, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, com a presença do prefeito em exercício, engº Moysés, do vereador Israel Scupenaro, líder do prefeito na Câmara, e do secretário da Saúde, Luís Carlos Fustinoni. Ao todo 66 representantes da sociedade civil, poder público e Conselhos Municipais de Saúde e de Entorpecentes participaram dos debates nos dois dias.
A Conferência teve como tema “Saúde mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” e os eixos temáticos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidando a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial. Entre os objetivos da Conferência estão a reorganização do modelo de atenção à saúde mental na perspectiva da intersetorialidade e indicar prioridades para atuação do município no desenvolvimento de programas e ações intra e intersetorial para a construção da Política Municipal de Saúde Mental.
Para abordar o tema da I Conferência Municipal de Saúde Mental foram convidados três conferencistas: o advogado e Chefe da Seção de Apoio à Casa dos Conselhos, Ulisses Porto Salvador, que abordou breve histórico da saúde mental no Brasil; a psiquiatra do Programa de Saúde Mental de Valinhos, Natália Pereira Novo, que tratou sobre saúde mental e intersetorialidade; a psicóloga do Programa de Saúde Mental de Valinhos, Lara Simone Dias, que explanou sobre o panorama da saúde mental no município.
Propostas
A programação incluiu ainda trabalhos em grupo para discussão e elaboração de propostas, tais como: realizar treinamento e capacitação aos profissionais da rede; promover maior conhecimento à sociedade sobre o serviço da saúde mental; aumentar o número de profissionais, conforme a demanda do município; implantar o Programa de Saúde da Família no Município; e promover o fortalecimento do CAPS II com ampliação da equipe e implantar o CAPS AD.
Concluídas as propostas, procedeu-se à eleição de delegados para representarem o município na etapa estadual que ocorrerá em São Paulo, com data e local ainda a serem definidos. A IV Conferência Nacional de Saúde Mental será realizada de 27 a 30 de junho, em Brasília. Valinhos será representado no evento estadual por dois usuários: titular Marlene Pucca e Sérgio Tonhatti, suplentes José Luís Mousinho dos Santos Monteiro Violante e Ilídio de Albuquerque Cabral; um profissional: titular Camila Marino da Silva e suplente Ana Carolina Barioni Leite Siqueira; e um gestor: titular Cíntia Regina Valli Parreira e suplente Rosa Massae Sasaki Silva. Os delegados têm a missão de acompanhar os encaminhamentos das propostas para sua efetivação nos três níveis: municipal, estadual e federal.