Os projetos pioneiros Agente Mirim de Defesa Civil e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo), ambos implantados pela Prefeitura de Valinhos por meio do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, serviram como bons exemplos de ações preventivas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária- Por uma Ação Integral e Contínua, promovida pelo Governo Federal em Brasília, nos dias 23, 24 e 25 de março. O diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias, um dos 588 delegados de Defesa Civil com direito a voto na Conferência, foi especialmente escolhido pelos representantes do Estado de São Paulo para expor em plenário os programas envolvendo alunos da rede municipal e empresas a partir de 2005, início da administração do prefeito Marcos José da Silva.
A 1ª Conferência Nacional teve a participação de cerca de 1500 pessoas credenciadas, ligadas ao setor, sociedade civil e Poder Público. Foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e precedida por etapas municipais e estaduais realizadas entre os dias 19 de dezembro de 2009 e 6 de março de 2010. De acordo com Matias, que também teve a oportunidade de explicar as ações de Valinhos à secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, os programas Agente Mirim e PAM já têm servido de referência para outros municípios por conseguir unir a comunidade, especialmente crianças e jovens, a administração municipal e a iniciativa privada em ações preventivas práticas (leia matéria abaixo).
“Pude perceber na Conferência o quanto Valinhos está à frente de muitos municípios do País por dar passos que envolvem a sociedade no processo de conscientização dos riscos de acidentes e na preservação da vida. A nossa experiência com o Agente Mirim e o PAM foi fator de motivação para a aprovação de uma das diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil, visando a inclusão do tema Defesa Civil no currículo escolar, envolvimento da iniciativa privada em ações preventivas e maior apoio dos políticos que estão no comando das administrações municipais”, disse Matias ao salientar que o prefeito Marcos tem dado total apoio à Defesa Civil na implantação dos projetos, à capacitação dos agentes e investimentos na estrutura operacional do órgão.
O prefeito em exercício, eng. Moysés, que é presidente da COMDEC (Coordenaria Municipal de Defesa Civil), diz que a Defesa Civil de Valinhos, além de desenvolver ações para a inclusão da comunidade no trabalho preventivo, que inclui ainda palestras para alunos da rede municipal, associações de bairro e funcionários de empresas, tem buscado incentivar a parceria e a integração entre os municípios e apoiar outras Defesas Civis com conhecimentos técnicos e desenvolvimento dos projetos adotados aqui.
Os projetos
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo), pioneiro na RMC (Região Metropolitana de Campinas), reúne desde 2005 o Poder Público com as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e diversas empresas, com suas estruturas, para o atendimento emergencial de ocorrências de grande porte. Já o programa Agente Mirim de Defesa Civil, pioneiro no Estado de São Paulo e desenvolvido a partir de 2007, formou até o momento cerca de 400 alunos de 3º e 4º anos das escolas municipais dos bairros Reforma Agrária, Jardim do Lago e Jardim São Marcos, para atuarem como agentes multiplicadores na prevenção de acidentes em campanhas promovidas pela Defesa Civil. Uma nova turma, com 178 alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) do Jardim Paraíso, terá início ainda este mês.
“Os alunos têm incluídos no currículo escolar aulas especiais ministradas por profissionais da Defesa Civil, das secretarias de Meio Ambiente, da Saúde e de Transportes e Trânsito, além da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O programa conta também com a parceria de empresas que fornecem os uniformes especiais para os participantes e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que oferece cartilhas didáticas”, destaca o diretor Matias.