A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a associação ítalo-brasileira Abruzzo Forte, prossegue com a exibição de filmes italianos no Centro Cultural “Vicente Musselli”, com entrada franca. Iniciado no início do mês, o projeto “Cine Viva Itália” terá a segunda sessão com o filme “Parenti Serpenti”, nesta sexta-feira, dia 9, às 19h30. Uma comédia com direção de Mário Monicelli, o filme é ambientado em 1992 na cidade de Sulmona- Abruzzo.
Segundo o secretário de Cultura, Mário Farci, a idéia do “Cine Viva Itália” surgiu em conversa sua com o presidente da entidade ítalo-brasileira, Franco Petrocco, durante as comemorações da Semana Adoniran Barbosa, em novembro de 2009, que queria ampliar a divulgação da cultura italiana entre os valinhenses, porém não tinha um espaço para promover as atividades.
“Nossa meta é promover os costumes e a tradição italiana na cidade, que tradicionalmente foi formada por imigrantes italianos, e com a realização dessas sessões de cinema damos mais um passo para esse objetivo”, destacou o presidente da associação Abruzzo Forte, Franco Petrocco, na ocasião do lançamento do projeto no dia 5 de março.
Associação
A associação ítalo-brasileira Abruzzo Forte foi fundada em 6 de janeiro de 1999 por um grupo de voluntários com o objetivo de promover, organizar e explorar atividades culturais, recreativas, tendo como enfoque principal os jovens, as mulheres e os idosos e o entrosamento entre a coletividade de origem abruzzes, a brasileira e as de outras etnias, além de outras regiões da Itália, desenvolver a parte social com ênfase nos costumes abruzzeses, para o setor cívico, o patriotismo, o respeito e demais sentimentos que contribuam para a democracia.