Valinhos terá 13 quilômetros de asfalto recuperados em duas estradas vicinais na região dos bairros Reforma Agrária e Capivari, sendo 8,6 na Luiz Queiroz e 4,5 na Governador Mário Covas. As obras serão realizadas dentro do programa do Governo do Estado de São Paulo, Pró-Vicinais, implementado pela Secretaria de Transportes, por meio do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), para recuperar estradas e permitir o melhor escoamento da produção agrícola das cidades paulistas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Roberto Tosto, dentre os 90 municípios da antiga grande região de Campinas, 17 foram contemplados e Valinhos é o que terá a maior extensão de estrada vicinal recuperada. Ele explica que para o início das obras a Prefeitura terá que celebrar convênio com Governo Estadual e atender as exigências estabelecidas pelo programa. A expectativa é que dentro de quatro meses as obras possam ser inciadas.
A segunda
Esta recuperação das estradas da região dos bairros Reforma Agrária e Capivarí é a segunda a ser feita em Valinhos. A primeira foi anunciada em janeiro de 2008, quando o então governador José Serra escolheu Valinhos entre 197 cidades do Estado de São Paulo para dar a largada ao programa Pró-Vicinais. Na ocasião, ao lado dos prefeitos de Valinhos, Marcos José da Silva, e de Itatiba, José Roberto Fumach, o lançamento das obras foi realizado, na Estrada do Jequitibá, que liga os dois municípios e atende inúmeras propriedades agrícolas.
O pedido de recuperação da Estrada do Jequitibá foi feito ao governador pelos prefeitos Marcos e Fumach no início de 2007. A Estrada do Jequitibá tem 14,7 quilômetros de extensão, sendo que sete deles ficam em território valinhense. O DER pavimentou 5,5 quilômetros em Valinhos e 7,7 quilômetros em Itatiba.