A campanha de vacinação contra a gripe A entra na próxima segunda-feira, dia 5, na 3ª etapa, destinada a adultos entre 20 e 29 anos. Essa fase tem prosseguimento até o dia 23, com previsão de imunizar 18.902 pessoas em Valinhos. Paralelamente prossegue até 21 de maio a imunização de gestantes. A vacinação contra o H1N1 é realizada nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento das mesmas.
No próximo dia 10, sábado, sete Unidades Básicas de Saúde permanecerão abertas para vacinação contra gripe A. São elas: Macuco, das 8 às 12 horas, Reforma Agrária, das 13 às 17 horas, Maracanã, CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades), Vila Santana, São Marcos e Capuava, todas essas cinco das 8 às 17 horas.
Poderão procurar as unidades no sábado as pessoas que perderam a campanha durante a respectiva etapa: profissionais de saúde, gestantes, crianças menores de 2 anos, pacientes crônicos menores de 60 anos e adultos de 20 a 29 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha dividida por etapas é conter a disseminação do vírus H1N1, bem como reduzir o número de mortes em decorrência desta gripe.
Segundo a Secretaria da Saúde, a vacina tem mais de 90% de eficácia e apresenta poucos efeitos adversos. Há relatos de dor no local da aplicação em 40% dos casos e outros de febre ou dor no corpo, mas nada grave.
Na forma intra-muscular, a vacina só não é indicada para pessoas que tiveram reação anafilática após a ingestão de ovo ou em dose anterior da vacina contra influenza.
Segundo o Departamento de Saúde Coletiva, este ano foram registrados no município oito casos suspeitos de H1N1. Desses, seis deram resultados de exame negativos e dois ainda aguardam confirmação.
1. Cronograma de Vacinação
· 2ª a 4ª. etapa: 22 de março a 21 de maio: gestantes
· 3ª. etapa: 5 a 23 de abril: adultos entre 20 e 29 anos de idade
· 4ª. etapa: 24 de abril a 7 de maio: pessoas 60 anos ou mais com doença crônica
· 5ª. etapa: 10 a 21 de maio: pessoas entre 30 e 39 anos de idade