03 DEZ 2010
Prefeito promulga leis para maior comodidade e segurança em agências bancárias

O prefeito Marcos José da Silva promulgou entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano três leis que proporcionarão maior comodidade e segurança nas agências bancárias de Valinhos. Os bancos terão até 180 dias, ou seja, meados de 2010, para se adaptar às novas exigências, que incluem instalação de câmeras de segurança, guarda-volumes e de divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento.
A primeira lei, promulgada no final de dezembro, trata da instalação de guarda-volumes no espaço anterior ao equipamento detector de metal, para que os usuários possam deixar seus pertences em segurança. O uso do local ficará a critério dos clientes das agências. Os bancos têm 180 dias para se adequar à nova exigência. O Projeto desta Lei  teve a autoria do vereador Fábio Damasceno  e da presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto.
Já no último Boletim Municipal, do dia 21, foram publicadas duas leis promulgadas pelo prefeito Marcos, ambas de autoria do vereador Clayton Machado. A primeira obriga as agências bancárias e casas lotéricas a instalar e manter em funcionamento câmeras de vídeo em suas áreas externas na quantidade suficiente para abranger todo o seu entorno. O monitoramento será feito por meio de gravação dos locais a serem protegidos, principalmente, no horário entre 6 e 22 horas, sendo que as imagens deverão ser salvas por um período de três meses e colocadas à disposição d o poder público, especialmente das autoridades policiais, sempre que solicitadas. Neste caso, os bancos e loterias têm até 90 dias para se adaptarem e cumprirem às novas exigências. Pela segunda lei publicada na semana passada, as agências bancárias ficam obrigadas a instalar divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento, proporcionando privacidade às operações financeiras. Os bancos têm 90 dias para cumprirem a lei.