Data terá reflexão com participação de personalidades e entidades da cidade
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3/12, será uma data na cidade para avaliar a participação deste grupo no contexto social. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, promoverá evento nesta sexta-feira, dia 2/12, a partir das 14h, na Casa dos Conselhos.
Aberto ao público, a abertura ficará sob a responsabilidade da presidente do CMDPD, Lisandra Alves de Souza. Segundo ela, terá ainda palestras. “Haverá uma roda de conversa com o vereador Rodrigo Fagnani ‘Popó’, além da presença de representantes das entidades Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) e Acesa, ambas entidades da cidade”, adiantou.
Em sua opinião, a cidade avançou muitos nos últimos anos, mas ainda é necessário muita luta. “A comemoração visa sensibilizar e informar a população sobre o assunto”, diz. Conforme ela, a pessoa com deficiência deve ser inserida em todos os contextos sociais, tais como escola, mercado de trabalho e outros.
Data - O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992. A partir de então, no dia 3/12 é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência.
A Casa do Conselho fica na Rua 31 de Março, s/nº, Praça Anny Carolyne Bracalente, Vila Boa Esperança.