O instrumento é inédito na cidade e atende à Base Nacional Comum Curricular. Tem como enfoque a formação acadêmica e cidadã dos estudantes e deve beneficiar mais de 11 mil alunos, de 50 unidades escolares municipais:
Ele traz os princípios educativos, incluindo os direitos da aprendizagem, educação inclusiva, responsabilidade socioambiental, equidade e educação midiática, compreendendo o desenvolvimento do ensino de forma integral.
Dentro da educação básica, o currículo compreende o desenvolvimento do conhecimento, do pensamento científico, crítico e criativo, do repertório cultural, da comunicação, da cultura digital, da argumentação, do autoconhecimento e do autocuidado, da empatia e cooperação e de responsabilidade e cidadania.
Também tem como premissa o desenvolver de competências e habilidades, com vistas à transformação social, para permitir que o estudante possa dar continuidade aos estudos, construir seu projeto de vida e buscar sua inserção no mundo do trabalho.
ELABORAÇÃO
O conteúdo foi elaborado entre abril e dezembro de 2023 e será implementado nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em 2024. É resultado de um trabalho multidisciplinar e que foi estruturado a partir de um grupo de trabalho formado por professores, coordenadores e diretores. Envolveu esforços da educação infantil, dos anos iniciais e finais ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da educação especial, educação midiática e, também, do projeto de protagonismo e equidade social e de convivência e clima escolar.
Todo o trabalho foi realizado seguindo as normativas vigentes e para atendimento da Base Nacional Comum Curricular. Entre as novidades está o desenvolvimento de competências socioemocionais, para oferta de um ambiente acolhedor aos estudantes e voltado à prevenção de situações de bullying.