O grupo agora será o representante regional na etapa estadual do Mapa Cultural, no primeiro semestre de 2016
Valinhos conquistou a etapa regional do Mapa Cultural Paulista na categoria dança com a representação do grupo de Dança de Rua Step Company, formado por bailarinos e alunos do Centro Cultural Vicente Musseli, mantido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo. O grupo se apresentou com 10 integrantes na coreografia ‘Feeling Good’, no dia 4/10, no Teatro Vitória em Limeira, onde também concorreram outros 20 grupos de dança da região.
O Step Company agora será o representante regional na etapa estadual do Mapa Cultural, no primeiro semestre de 2016, com data ainda a ser definida. O programa é uma promoção da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, com o apoio do Governo do Estado, e parceria da Prefeitura.
Para a coreógrafa do grupo, Vanessa França, a classificação para a etapa estadual é um importante conquista para Valinhos, pois a seleção se baseou em vários critérios. “Percebemos que o processo de escolha não era visto como uma competição em si entre os grupos, mas na necessidade de selecionar aquele que melhor representará a nossa região na arte da dança na etapa estadual”, conta Vanessa. Ela explicou que seleção foi bem difícil, de alto nível, porque houve apresentação de vários estilos de dança.
“Os jurados, todos de São Paulo, são profissionais da área e bem experientes, mas levaram em consideração o profissionalismo e experiência dos grupos, e mostramos tudo isto no palco. Desde o início da etapa municipal estamos bem focados e tínhamos também a convicção que venceríamos a regional. Vamos batalhar para passar também pela estadual e conquistar o resultado final que é ter a oportunidade de circular com o nosso trabalho pelo estado todo através do programa Mapa Cultural’, acredita a coreógrafa.
Outros trabalhos – Além da Dança, Valinhos terá representação na etapa regional do Mapa Cultural Paulista, em várias categorias e cidades. A de Teatro será promovida em Valinhos nos próximos dias 12, 13 e 14/10, no Auditório Municipal. O município participará com a peça ‘Spectrus: O Mundo das Sombras’, dos alunos do Centro Cultural Vicente Musselli.
Já Phelipe Agnelli, vencedor na categoria música (solo instrumental), se apresentará com o instrumento Hang Drum no dia 10/10, no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, em Sumaré.
Na categoria Expressão - Literatura, Valinhos terá a representação de obras no dia 17/10, no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba, com poemas de Willian Guilherme, Sidney Alcantara e Pedro Cesquim, e conto também com Willian Guilherme.
A categoria Artes Visuais, composta por trabalhos fotográficos, desenho de humor e artes Plásticas será avaliada pelos jurados na cidade de Socorro, no dia 23/10. Os artistas são: Afonso Reis, Jerci Maccari e José Gama, em artes plásticas; Fabrício Andrade em desenho de humor; e Jader Moraes e Cristina Antoniazzi em fotografia.
O Mapa Cultural Paulista é uma oportunidade de valorizar os talentos culturais e artísticos da cidade de Valinhos e é considerado uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado.
De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito, Valinhos já é uma referência cultural na região e está em um novo rumo, participando de várias atividades e levando cada vez mais o nome do município para todo o Estado de São Paulo. Por meio do Mapa Cultural, há a oportunidade do município levar a produção local para circular por todo o Estado de São Paulo. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases.
07-10-2015