Ação é desenvolvida pelo 3º ano consecutivo e atinge mais de 800 alunos
Por meio de brincadeiras, jogos, músicas e outras dinâmicas, o projeto para o ensino da língua inglesa com voluntários da ONG norte-americana Learning Enterprises (Empresas de Aprendizagem) tem atraído a atenção de centenas de alunos da Rede Municipal de Ensino de Valinhos.
A atividade é desenvolvida em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, pelo terceiro ano consecutivo e, se depender do secretário Danilo Sorroce terá continuidade.
“Nossos alunos estão motivados a conhecer o idioma, e acredito que esse é o papel da educação. Dar oportunidade de conhecimento que pode despertar vocações, como ser um professor de inglês ou trabalhar com comércio exterior, sem falar na troca cultural”, destacou.
Este ano 800 alunos do 6º ao 9º ano de 13 escolas municipais se inscreveram para participam das aulas no contra turno escolar com oito estudantes universitários dos Estados Unidos, que foram selecionados pela Ong entre oitenta candidatos.
O projeto teve início no município no último dia 8 e prosseguirá até 7 de julho. Cada aluno participa, no mínimo, de duas aulas por semana, com duas horas de duração cada.
Atualmente, a ONG atua em 10 países, e Valinhos é a única cidade do Brasil a integrar o projeto. Os intercambistas têm idade entre de 18 a 22 anos e estão alojados em casas de famílias, a maioria de professores da rede.
Acompanhando o trabalho – Nesta segunda-feira, 22/6, o secretário da Educação, Danilo Sorroce, acompanhou o projeto na Emeb Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto ao lado da professora de Inglês e coordenadora da área, Sandra Meneghini Martins.
Também estiveram presentes o diretor da Emeb, Edvaldo Fernandes da Silva, e a coordenadora pedagógica, Ivani Padovan, e o coordenador da Ong no Brasil, Adam Barton.
O diretor contou que o projeto tem grande adesão em sua escola é realizado todos os dias da semana. São cinco salas com 16 alunos cada. “É uma atividade opcional que vem complementar a aprendizagem”, destacou.
Nessa Emeb, as aulas são ministradas pela pedagoga norte-ameriana, Riley Jalowy, de 22 anos. “É um projeto que força a nossa criatividade, pois temos que inventar dinâmicas para nos comunicar com os alunos. Está sendo uma experiência de aprendizagem rica, pois temos que mantar a atenção deles, mesmo quando não entendem o que estamos falando”, contou.
Riley Jalowy disse que está sendo emocionante ver os alunos querendo aprender. “Está valendo a pena todos os momentos que estamos aqui”, ressaltou. Sobre as dificuldades com o idioma, ela disse que o projeto mostra que existem muitos jeitos de se comunicar, além da fala.
O coordenador Ong no Brasil, Adam Barton, que há três anos participa do projeto em Valinhos, avalia que houve um crescimento significativo. “Vejo que os alunos já sabem muitas coisas e só estamos lembrando e reforçando os conteúdos. Já estão conseguindo formar frases e se comunicar”, contou.
Depoimentos – A aluna Giovana Gabrieli dos Santos Pereira, 13 anos, participa do projeto pelo segundo ano consecutivo. “É legal e dá para aprender mais”, disse, acrescentando que também é uma oportunidade para conhecer pessoas novas. “Meu sonho é conhecer outro país”, contou.
Gabriel Phyllypp Gouveia Inácio, 13 anos, também participou no ano passado e fez questão de voltar este ano. “Por um lado, vejo e esforço deles (professores) de sair de outro país e vir aqui dar aula para nós, e, por outro, acho um jeito diferente de aprender”, ressaltou.
26-04-2015