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JUN
24
24 JUN 2015
Alunos de Valinhos têm aulas de educação patrimonial no Museu e Acervo Municipal
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Objetivo é explorar potencial histórico e socioambiental do local

O Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto é referência do projeto de Educação Patrimonial lançado pela Prefeitura de Valinhos no último dia 17 com alunos da Rede Municipal de Ensino. “A proposta é explorar o potencial histórico e socioambiental do espaço, contribuindo com a leitura que os estudantes fazem do mundo e da trajetória histórico temporal”, destacou o professor e coordenador de História da Rede Municipal, André Betti.

A atividade teve início na semana passada com a visita de 75 alunos do 6º ano, na faixa etária de 10 a 12 anos, de três escolas municipais. Nessa primeira etapa participaram alunos das Emebs (Escola Municipal de Educação Básica) Governador Orestes Quércia, 17/6; Tomoharu Kimbara, 18/6; e Dona Carolina de Oliveira Sigrist, 19/6.

O projeto é uma realização conjunta entre as secretarias de Educação e de Cultura e Turismo. “Este Museu tem um grande valor para Valinhos, pois além de abrigar o acervo histórico de nossa cidade, está há anos neste prédio onde antigamente funcionava a estação da Cia Paulista de Estrada de Ferro, e já foi marco do desenvolvimento da cidade quando por estes trilhos partiam toneladas de café produzidas pelas fazendas do município”, destacou o secretário de Cultura, André dos Reis.

Estão também envolvidos diretamente com a atividade os professores e coordenadores Caio Fernando Aguiar (Geografia) e José Vitório Zaccarias (Ciências); e os monitores do Museu, Daniel Jesuíno de Oliveira, Valdir Pereira e Maria José Leardini.

Conhecimento geral - Sem nenhum custo para o município, os estudantes são transportados da escola até o Museu por ônibus da Secretaria da Educação. Ao chegar ao Museu e Acervo Municipal, os alunos recebem orientações sobre a parte externa. Os professores destacam que a frente do Museu está virada para o Bairro Vila Santana, que era para onde se projetava que a cidade cresceria naquela época. Também passam conceitos geográficos, da paisagem do entorno e do período histórico, cultural e social da época.

Já dentro do Museu os alunos recebem informações e podem observar o acervo do espaço. O Museu possui um acervo de peças que seguem a temática: ‘indústria, agricultura, urbanização e cotidiano de Valinhos’. Além disso, destaca-se a ‘Sala da Fotografia Haroldo Pazinatto’ que ilustra, por meio de infográficos, equipamentos e peças, o antigo, e quase extinto, processo da fotografia analógica PB ‘preto e branco’. Estão expostas 50 fotos produzidas pelo fotógrafo de momentos ocorridos no cotidiano da cidade e informações biográficas do valinhense que dá nome ao museu.

A visita tem duração de 1h30. Depois de passar por todas as salas, os alunos participaram de duas atividades interativas. Na ‘objetos que falam’, em grupo, recebem uma foto de um objeto exposto e respondem a um questionário que provoca a imaginação, com perguntas como a quem pertenceu e para que servia. O texto é apresentado pelo grupo ao final. Já no ‘Jogo da Memória’, também em grupo, devem encontrar fotos de lugares no passado e no presente. Ganha a equipe que formar o maior número de pares.

A aluna Emily Wend Alves Moraes, 11 anos, da Emeb Dona Carolina de Oliveira Sigrist, do bairro rural Capivari, disse que se divertiu e aprendeu muito na visita. “É a primeira vez que venho e achei legal e emocionante. É importante a gente saber dos nossos antepassados e passar essas informações de geração para geração”, explicou.

Já o aluno Luís Felipe de Oliveira Castilho, 12 anos, da mesma escola, contou que tinha curiosidade em conhecer o Museu. “Eu sempre passava aqui em frente e ficava curioso de saber como é que era. Achei tudo muito interessante. É importante ver como as coisas eram no passado e como evoluíram”, concluiu.

Formação - Este projeto de Educação Patrimonial é fruto também de uma formação continuada realizada pelos professores André Betti e Caio Aguiar, além do Diretor de Espaços Culturais, Fabricio Bizarri, por meio da Representação Regional do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus) da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Os professores e o diretor já participaram de oficinas e palestras no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; no Museu Histórico e no Parque da Rocha Motoneé, em Salto; no Museu Histórico de Sorocaba e atualmente, de forma quinzenal, no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, sede da representação regional, cuja finalização está prevista para julho.

24-06-2015

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