Objetivo é unir bailarinos e professores dos dois países para troca de experiências culturais
O Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, mantido pela Prefeitura de Valinhos, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, deu início a um processo que poderá beneficiar monitores e alunos de ballet da instituição a partir da realização de um workshop ministrado por profissionais de ballet do Canadá.
A boa notícia sobre a possibilidade desta parceria foi trazida ao secretário André Luiz dos Reis e para a chefe da Seção de Dança, Marisley Marques, por Silas de Túlio, pai da bailarina Helena de Túlio, de 14 anos e ex-aluna do Centro Cultural. A adolescente vive com os pais e irmãos há cerca de 7 meses no Canadá, onde foi aceita, com méritos por sua elevada qualificação na dança, como aluna do Canada´s National Ballet School.
Em janeiro deste ano, a proposta já havia sido levada pelo pai de Helena em visita ao prefeito Clayton Machado. Na ocasião, Silas, que atua como cirurgião e consultor jurídico, no Brasil, e Business Intelligence, no Canadá, nas áreas de Estratégias, Planejamento, Projetos e Gestão e Riscos, destacou ao prefeito seu interesse em promover parcerias com focos em projetos bilaterais nas áreas cultural e tecnológica e também em programas de saúde.
O pai, que sempre incentivou a profissionalização da filha como bailarina, desde que ela ingressou como aluna de ballet aos 7 anos no Centro Cultural de Valinhos, explicou ao secretário de Cultura e Turismo que já iniciou as tratativas junto à escola canadense buscando a viabilização de atividades que possam envolver as duas escolas de dança.
“Assim como Helena começou aqui nesta escola e já colheu grandes frutos, com novas oportunidades no Canadá, esperamos contribuir para que sejam realizados futuramente workshops entre professores e alunos deste conceituado Centro Cultural e do Canada´s National Ballet School. Vamos trabalhar para que isto se concretize”, sugere Silas.
Bailarina participará de abertura do Pan-Americano no Canadá
Silas de Túlio também trouxe outra boa notícia ao secretário de Cultura e Turismo. Ele contou que, recentemente, quando estava de volta ao Brasil a negócios, teve a feliz surpresa de saber, pela própria filha, de mais uma grande conquista.
“A Helena participou de uma seleção rigorosa pelo Cirque Du Soleil e foi aprovada para atuar como performance na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Toronto, no Canadá, em julho deste ano. Tal cerimônia será realizada pelo Cirque Du Soleil”,contou Silas ao destacar que, em tão pouco tempo, Helena já colhe importantes frutos ao ser também selecionada para outras apresentações e cursos naquele país.
O secretário André dos Reis elogiou a iniciativa de Silas e se comprometeu a dar continuidade no processo para a viabilização do workshop.
“No que depender da Prefeitura, queremos que tudo dê certo. Ficamos felizes de saber que a Helena prospera no Canadá e que sua trajetória possa servir aqui no Brasil, para os alunos e professores do Centro Cultural, como estímulo e incentivo para que busquem se profissionalizar e se qualificar, embasados nos profissionais do Canada´s National Ballet School”, enfatizou.
26-03-2015