A Secretaria da Saúde de Valinhos quer estimular os usuários da Rede Municipal a praticarem atividades físicas, aproveitando as celebrações do Dia Mundial da Atividade Física (6/4) e o Dia Mundial da Saúde (7/4). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.
Na semana de 2 a 5 de abril será divulgado o projeto de Musculação ao Ar Livre, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Marcos, Parque Portugal, Jardim Paraíso, São Bento do Recreio e Jardim Pinheiros. Haverá prática de atividade física com o professor de educação física Marcos Antônio Lopes, da Secretaria de Esportes.
A ação terá ainda a presença de uma equipe do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, formada por enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, para divulgar os programas de saúde existentes.
O projeto Musculação ao Ar Livre oferece gratuitamente desde o ano passado aulas coletivas e atendimento individualizado aos usuários e funcionários das UBSs. As atividades ocorrem pela manhã e os interessados devem fazer inscrição na recepção das unidades.
No Dia Mundial da Atividade Física (6/4), também será divulgada a prática de Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa), que é oferecida gratuitamente em 20 locais da cidade, como UBS’s, escolas e centros esportivos. Haverá uma aula abertas das 8h às 10h, no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, incluindo ainda alongamento e zumba. Os interessados na prática de Lian Gong podem ter mais informações pelo telefone 3869-3880.
Segundo os especialistas, a prática regular da atividade física apresenta inúmeras vantagens, tais como: evita o excesso de peso e a obesidade; previne o aparecimento de doenças; reduz a hipertensão arterial; melhora a autoestima; reduz o stress; contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico. O recomendado é fazer 30 minutos de atividade física por dia.
“Ter saúde vai muito além de não estar doente, significa ter qualidade de vida em todos os setores e o papel da Saúde é garantir que todos tenham acesso de forma plena, através da prevenção, tratamento e promoção da saúde”, disse o secretário da Saúde, Nilton Tordin.