Valinhos pleiteia uma das 140 vagas de Município Interesse Turístico (MIT) abertas pelo Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilton Borges, garantiu que a cidade tem potencial para ocupar uma das vagas. A Pasta, em conjunto com o Departamento de Turismo, vem desenvolvendo projeto para reestruturar o setor, por meio do Agroturismo e o Ecoturismo.
Para pleitear a vaga, o município deve apresentar à Secretaria de Turismo do Estado um minucioso projeto que já está em andamento, ainda este ano. A cidade deve ter um Conselho Municipal de Turismo ativo, um Plano Diretor de Turismo e um Inventário Turístico da cidade. Além do turismo rural, a Pasta avalia, futuramente, o incremento em turismo religioso e cultural. Aprovado o projeto pelo Estado, Valinhos passará a receber verba de R$ 600 mil por ano.
A Pasta tem, entre outros, o desafio de atrair empresas que abram vagas de emprego e geração de renda para o município. Segundo o secretário Wilton Borges, Valinhos tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, uma das maiores rendas médias, mas uma arrecadação insuficiente para cuidar dos mais necessitados e também de atender as altas expectativas de qualidade daqueles que vivem um padrão de vida acima das referências nacionais.
“Faltaram investimentos na infraestrutura para a criação e a manutenção de empresas que geram receitas ao município e, principalmente, empregos, que é o que melhora a vida de todos e cria maior independência com relação ao poder público.” É nesta linha que a Pasta foca seu trabalho.
Empresariado – Na quarta-feira, cerca de 35 empresários se reuniram na sede da Asten, localizada do Vale Verde, para uma conversa com o prefeito Orestes Previtale e o secretário Wilton.
Depois de fazer um breve relato da situação da Prefeitura, desde o caos financeiro, o elevado endividamento, o sucateamento da frota de veículos e a realidade da falta de remédios e qualidade da merenda, entre outros, o prefeito destacou as conquistas destes 100 dias e abriu um canal de relacionamento entre os empresários instalados na cidade e o Executivo. “Estamos de portas abertas para buscarmos juntos soluções para os diversos problemas. Nosso compromisso é com a melhoria de Valinhos e o empresariado deve ver a administração como um parceiro”, disse Orestes.