02 SET 2021
EDUCAÇÃO
Rede Municipal de Ensino amplia horário de aulas e aumenta capacidade presencial de 30% para 50% dos alunos em sala de aula
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, comunica que a partir do dia 08 deste mês,  as aulas da Rede Municipal de Ensino retornam ao funcionamento em horário normal,  de 04 horas diárias nas Unidades Escolares que atendem Pré-escola e Ensino Fundamental I  (1º ao 5º ano) e 5 horas diárias nos CEMEI'S  (Creches) e nas Unidades Escolares que atendem ao Ensino Fundamental II (6º ao 9.o ano), mesmas cargas horárias de antes da pandemia de Covid-19.
Também aumenta a capacidade de alunos atendidos nas escolas, que passa a partir desta data de 30% para 50%, para quem optou pelo ensino presencial.
“Com a vacinação seguindo um ritmo bastante acelerado e a boa estrutura das escolas, com garantia da obediência aos protocolos sanitários, como distanciamento físico, uso de álcool gel, máscara e ventilação, entendemos que é possível ir avançando no aumento gradual da capacidade de número de alunos nas escolas”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Segundo o secretário da Educação, Cleber Ricardo Magdalena, cada passo da rede municipal foi bem planejado, com auxílio do comitê interdisciplinar gestor, criado para o enfrentamento da Covid-19. “Voltamos as cargas horárias totais de antes da pandemia", acrescentou ele.
Além do horário, o secretário também informou que há grande procura por parte dos pais, que estão seguros com o retorno dos filhos à escola de forma presencial. “A procura vem crescendo muito. Em partes porque as escolas da rede municipal oferecem hoje uma estrutura boa para assegurar o bem-estar e saúde dos alunos”, acrescentou ele.
Para quem ainda optou pelo ensino remoto, as aulas se mantêm também pela Plataforma EducaDigital e/ou entrega de atividades impressas para quem tem dificuldade de acesso tecnológico.
Em 2021, sendo a Plataforma Educa Digital um ambiente de aprendizagem que se adequa às necessidades de professores e alunos da rede municipal de Valinhos, após  sugestões apresentadas pelos profissionais, foram  realizadas mais de 150 pequenas melhorias em suas ferramentas. A principal delas foi a implantação da API (Application Programming Interface) Educa Class, que é um software dentro da plataforma que permite a transmissão de aulas em tempo real por meio de videoconferência, gastando menos dados, sem perder a qualidade. Também neste ano, todas as escolas da rede municipal estão recebendo a implantação da internet via fibra com velocidade de, no mínimo, 100 MB que vão permitir uma melhoria significativa nas aulas online oferecidas para quem optar por não retornar presencialmente.