01 OUT 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Municipal de Valinhos recebe autorização do Exército para utilização de Fuzil 5,56
Nesta quarta-feira (29), a Guarda Municipal de Valinhos recebeu autorização do Exército, por meio da Portaria do Exército nº 347, de 14 de setembro de 2021, para implementar a utilização de fuzil 5,56 na segurança do município. Valinhos é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a terceira do estado de São Paulo a receber a autorização para utilizar o armamento.

O fuzil já foi adquirido pelo município e deve ser entregue já nas próximas semanas. Com a autorização, o novo equipamento já poderá ser utilizado pela GCM de Valinhos, colocando a cidade entre as seis do país que receberam a autorização para implementar o fuzil 5,56. No entanto, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania informa que, antes de iniciar a utilização, toda a tropa da GCM passará por diversos treinamentos, garantindo o uso adequado do novo equipamento.

O armamento será utilizado por apenas alguns membros da Corporação, que deverão ser submetidos e aprovados em um curso de habilitação de 100 horas, contendo disciplinas como Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Manuseio e Tiro Prático, dentre outras. Para a Prefeita Capitã Lucimara: “mais importante do que ter um armamento desta natureza a disposição, são pessoas capacitadas e treinadas para o seu uso correto”.

O uso do armamento na cidade e os diversos investimentos que têm sido feitos no setor visam ampliar a segurança no município. “A utilização do fuzil 5,56 pela GCM tem como objetivo proporcionar mais segurança ao Guarda Civil Municipal no exercício da função, além de, consequentemente, trazer mais segurança para a população de forma geral”, destaca o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.