O Estacionamento do Povo, localizado ao lado da Prefeitura de Valinhos, está incluído no Sistema de Monitoramento Digital do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal. O espaço inaugurado em 26 de abril recebeu a instalação de uma câmera modelo PTZ, com zoom digital de alta definição e rotação de 360 graus, capaz de monitorar toda a área, que dispõe de mais de 200 vagas gratuitas de estacionamento. "Esta integração reforça a segurança no local e amplia a eficiência do nosso sistema de vigilância, garantindo mais proteção tanto para os usuários quanto para o patrimônio público", destacou o comandante da GCM, Anderson Gomes.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, ressaltou a importância da tecnologia para a proteção dos usuários do espaço. "O monitoramento digital é uma ferramenta estratégica para a segurança urbana. Com essa câmera, podemos prevenir ocorrências e agir rapidamente quando necessário, além de inibir atividades irregulares no local", destacou.
Monitoramento do COI: tecnologia integrada para proteger o cidadão
O sistema de videomonitoramento de Valinhos utiliza uma plataforma de inteligência que centraliza o controle de ocorrências da Guarda Civil Municipal. Atualmente, 67 câmeras com tecnologia OCR (leitura automática de placas) estão integradas ao sistema, que também oferece recursos para atendimento de ocorrências e integração com diversos segmentos da sociedade, totalizando mais de mil câmeras instaladas na cidade.
Estacionamento do Povo: mais vagas no centro da cidade
Localizado na região central, em uma área de aproximadamente 4 mil m² no terreno da antiga fábrica da Rigesa, o Estacionamento do Povo oferece mais de 200 vagas gratuitas, com funcionamento de segunda a sexta, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h. O acesso é feito pela Avenida Dino Celani (antiga Avenida dos Imigrantes), próximo ao semáforo da Prefeitura.
De acordo com o decreto municipal que regulamenta o uso do espaço, é proibida a presença de flanelinhas ou serviços particulares no local. A área foi cedida à Prefeitura sem custos, atendendo a uma demanda antiga da região e beneficiando o comércio local. O estacionamento é mais uma ação do projeto de revitalização do Centro, garantindo comodidade para quem utiliza os serviços da região central e fortalecendo a economia do município.