28 OUT 2021
EDUCAÇÃO
Prefeitura faz pesquisa sobre interesse das famílias no retorno presencial na próxima quarta-feira, 3

Retomada está amparada por pareceres técnicos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, promove até sexta-feira (29) pesquisa sobre o interesse e potencial adesão das famílias na retomada das aulas  presenciais, com 100% da capacidade de atendimento nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Para os alunos que as famílias optarem pelo ensino remoto serão mantidas as atividades  disponibilizadas na plataforma Educa Digital e/ou deverão retirar os materiais de forma impressa na unidade escolar. Durante esta semana, os professores participaram do planejamento do retorno às aulas presenciais. O retorno será para alunos que frequentam desde a creche, passando pela pré-escola, Fundamental I e II, e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
"Temos capacidade para receber com segurança nossos alunos, professores e todos os professionais da Educação que trabalham nas escolas. No entanto, para aquelas famílias que optarem pelo ensino remoto será mantida a mesma qualidade na aprendizagem", garantiu a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A decisão da volta às aulas está prevista em decreto publicado no Boletim Municipal, edição 2.175, no site da Prefeitura de Valinhos. A retomada das aulas tem como parâmetro a decisão do Governo do Estado de São Paulo, que dispensará, a partir de 3 de novembro,  o distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula.
Além do levantamento de dados, por meio da pesquisa, a Secretaria da Educação reiterou junto a comunidade escolar  a importância de serem mantidos e reforçados os protocolos sanitários necessários ao retorno seguro e responsável das atividades presenciais com 100% da capacidade de atendimento nas escolas.  Segundo a Secretaria de Educação, nesta semana as unidades educacionais organizaram a retomada das Horas-Atividade Coletivas (HAC) presencialmente, elaborando com os docentes o planejamento da retomada das aulas presenciais com 100% da capacidade de atendimento em cada uma.
Base técnica
A decisão da volta às aulas 100% presencial na cidade foi tomada com base em pareceres técnicos da Coordenadoria de Fiscalização Sanitária do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Município de Valinhos e da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município. Além do Decreto n° 10.981, que dispõe sobre a ampliação do atendimento escolar presencial nas Unidades Educacionais, e a Portaria nº 1.155, que altera o Artigo 2º da Portaria nº 1.140/2021, que dispõe sobre a normatização da prestação de serviço dos servidores do Sistema Municipal de Ensino de Valinhos.